Os maiores da história do NBB – Alas-armadores

Diego Marcondes aponta os cinco melhores da posição

Fonte: Diego Marcondes aponta os cinco melhores da posição

Depois de eleger, na última semana, os cinco maiores armadores da história do Novo Basquete Brasil (NBB), o Jumper Brasil irá apresentar, nesta segunda edição, a lista dos melhores alas-armadores da competição.

Vale ressaltar que o Novo Basquete Brasil (NBB) teve a sua edição de estreia, em 2008, substituindo o antigo Campeonato Nacional de Basquete.

5. DUDA MACHADO

Publicidade

Rodado e experiente, o saudoso Duda Machado não poderia ficar fora deste seleto grupo de grandes alas-armadores. Um dos maiores nomes do NBB, Duda disputou, em alto nível, todas as temporadas da competição. Além dos destaques individuais, tem em seu currículo alguns títulos deveras importantes.

Publicidade

Duda Machado tem uma carreira consolidada no basquete nacional. O ala-armador é o sexto jogador que mais disputou jogos do NBB, com 387 partidas realizadas. Sua principal característica é o bom e eficiente arremesso de três pontos, e esse recurso o coloca como o sexto atleta com mais acertos do perímetro: 768 bolas convertidas. Duda, que tem um bom QI de basquete e uma ótima visão de jogo, figura na décima posição entre os passadores com mais assistências na história do torneio. São 1.104 distribuídas.

Bicampeão do NBB pelo Flamengo, primeiro clube que atuou no campeonato, Duda teve seu maior estrelato ao lado de seu irmão Marcelinho Machado. Ambos atuaram juntos pela equipe rubro-negra. O jogador de 37 anos fez bons desempenhos em outras equipes, conseguindo ser regular atuando por Macaé, Rio Claro, Basquete Cearense, Bauru, Vasco e São José, sempre beirando os mesmos números. Em 12 temporadas na competição, o ala-armador garantiu médias de: 11.1 pontos, 2.9 assistências e 10.4 de eficiência.

Publicidade

4. DESMOND HOLLOWAY

Publicidade

Um dos maiores pontuadores que o NBB já viu, Desmond Holloway tem uma carreira sólida no campeonato. O badalado norte-americano coleciona, em sua carreira, grandes prêmios individuais:

Dono de um invejável arsenal ofensivo, Holloway é marcado por ser um atleta com diversos recursos de jogo e por ter uma grande facilidade para pontuar. Em sete temporadas no NBB, Desmond consolida boas médias de: 17.7 pontos e 5.1 rebotes. O ala-armador teve ótimas passagens por: Liga Sorocabana, Paulistano e Pinheiros. Pelo São Paulo, sua última equipe, o norte-americano não conseguiu se destacar devido a uma grave lesão.

Publicidade

Mesmo anotando mais de vinte pontos de média logo em sua primeira passagem no torneio, o jogador natural de Indianapolis (EUA) viveu seu auge na temporada 2016/17. Vestindo a camisa do Pinheiros, Desmond Holloway conquistou a maior glória individual de um jogador: o prêmio de MVP. Além de outras conquistas, o ala-armador teve um desempenho absurdo nos playoffs da mesma época, sendo fundamental na fase final do torneio, chegando a eliminar, em uma série inesquecível, o na época atual campeão Flamengo.

3. VITOR BENITE

Publicidade

O paulista Vitor Benite é, sem dúvidas, um dos jogadores mais regulares e eficientes que já passaram pelo basquete nacional. Diferentemente de Holloway, que, defendendo equipes do Brasil, nunca venceu um grande título, o renomado ala-armador brasileiro é um multicampeão.

A efetividade é uma das principais características do ala-armador, que acumulou ótimos números em todas as quatro equipes que defendeu no NBB. Benite, além de ser um exímio pontuador, é também um bom chutador, e destacou-se principalmente por seu aproveitamento no perímetro: 40% na carreira. Em sete temporadas atuando no principal campeonato nacional de basquete, Vitor tem médias de: 11.7 pontos e 10.6 de eficiência.

Publicidade

Mesmo jovem, Benite deixou uma marca positiva durante seu período atuando em terras tupiniquins. O ala-armador, logo em sua primeira temporada disputando o NBB, teve bons números. Após estrear na competição pelo Pinheiros, defendeu as camisas de Franca, Limeira e Flamengo, equipes pela qual teve grandes conquistas individuais e coletivas. Hoje, é uma das peças mais importantes do San Pablo Burgos, time da Liga ACB, o principal campeonato de basquete espanhol. Vitor é, com certeza, um dos maiores de sua posição.

2. DAVID JACKSON

Publicidade

O talento de David Jakcson, um dos maiores estrangeiros da história do NBB, é reconhecível. Os três atletas anteriormente citados tem, cada um, boas características. Mas para eles, faltam detalhes, detalhes esses que o ala-armador norte-americano tem de sobra. DJ, como é conhecido, carrega consigo o equilíbrio perfeito de um jogador completo: Títulos coletivos, prêmios individuais, eficiência nos dois lados da quadra e poder de decisão.

David Jackson é o típico jogador bom em tudo o que faz. Os números comprovam a eficiência do norte-americano, principalmente nos arremessos. Em sete temporadas atuando no NBB, DJ nunca teve menos que 40% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos, 50% nas bolas de 2 pontos e 88% nos lances livres. O ala-armador já esteve presente algumas vezes, inclusive na última época, no tão sonhado clube dos 50/40/90, feito que enfatiza ainda mais sua eximia qualidade.

Publicidade

As grandes passagens do jogador por: Flamengo, Limeira, Vasco e Franca, o misto de recursos positivos dos concorrentes, todas as conquistas de sua célebre carreira no Brasil e outros pontos definitivos, colocariam, facilmente, David Jackson como o maior ala-armador da história do NBB. Mas mesmo com todas estas glórias, o currículo do primeiro jogador da lista é insuperável, e deixa o norte-americano com a segunda posição.

1. ALEX GARCIA

Publicidade

Alex Garcia, um dos maiores jogadores, senão o maior, de toda a história do Novo Basquete Brasil, é, com total certeza e unanimidade, o melhor e mais glorioso ala-armador do campeonato em questão. Não há outro jogador da mesma posição que tenha chegado perto do currículo do “Brabo”. A carreira do atleta de 40 anos é surpreendente, já que Alex está a quase duas décadas jogando em alto nível.

Multicampeão pelas equipes que passou, Alex foi peça fundamental em dois clubes do NBB. No Brasília, time que atuou por seis temporadas, conquistou diversos títulos e prêmios individuais. Jogando pelo Bauru, o ala-armador repetiu os mesmos feitos, vencendo, em cinco temporadas vestindo a camisa bauruense, os melhores campeonatos e tendo êxito máximo no âmbito individual. Atualmente atuando pelo Minas, Alex Garcia chegou a jogar na NBA, representando o San Antonio Spurs em 2003/04 e o New Orleans Pelicans em 2004/05.

Publicidade

Em doze temporadas no NBB, Alex sempre mostrou ser o mesmo jogador. O ala-armador, que foi uma importante arma ofensiva nas três equipes que defendeu, é o terceiro atleta que mais pontuou (6266), o sétimo que mais converteu bolas de dois pontos (1341) e o terceiro que mais acertou arremessos de três pontos (700). Além destes números, que escancaram o volume de Alex Garcia no ataque, o renomado atleta brasileiro está presente na maioria das estatísticas, provando ser completo. Ele é o quinto com mais assistências (1524), oitavo com mais rebotes (2054), oitavo com mais tocos (202) e quarto com mai jogos (394) na história do torneio.

O nítido destaque no ataque não ofusca o principal recurso de Alex Garcia. Mesmo com ótimos números no lado ofensivo da quadra, é na defesa que o ala-armador do Minas realmente se destaca e tem total superioridade sobre seus adversários. Alex é, sem dúvidas, o melhor e mais inteligente defensor que já pisou em quadras brasileiras. É surpreendente a facilidade que o oito vezes eleito melhor defensor do NBB tem para se posicionar defensivamente. Além de proteger muito bem o perímetro e o garrafão, também defende com propriedade grandes pivôs, tanto no poste alto como no poste baixo.

Publicidade

Alex Garcia é o único jogador que merece o título de melhor ala-armador da história do NBB.

Últimas Notícias

Comentários