Cinco opções de times para Chris Paul, “fora” do Suns

Armador, de 38 anos, está “com um pé” fora da equipe do Arizona

Chris Paul Suns times Fonte: Jim Poorten / AFP

Bem, a reformulação no Phoenix Suns começou. Depois da saída do técnico Monty Williams no Suns, agora é a vez de Chris Paul procurar por times no mercado. Embora o jornalista Shams Charania, do site The Athletic, tenha dito que o armador ainda não foi dispensado, a situação é mais “quando” do que “se”.

O fato é que Chris Paul não joga mais pelo Suns e já existem diversos times com interesse no veterano. Aos 38 anos, o atleta sai da equipe em troca ou via dispensa. Um fim melancólico para um “casamento” que flertou com o título. Mas é bem claro que o armador já não produz como antes e, quando chega nos playoffs, Phoenix não conseguiu contar sempre com ele.

Por lesão, Paul não atuou em duas partidas da final do Oeste de 2021. Mas como o Suns foi até às finais da NBA, perdendo para o Milwaukee Bucks, ficou a sensação de que o título estava próximo. No ano seguinte, entretanto, a equipe tomou uma pancada do Dallas Mavericks na decisão de Conferência, após o atleta retornar de contusão às vésperas dos playoffs. Agora, em 2022/23, de novo.

Publicidade

Paul se machucou no segundo jogo e não voltou mais. Então, até por seu contrato não ser garantido na próxima temporada, a diretoria resolveu colocar fim em sua passagem. Aliás, era compreensível que ele não ficasse para 2023/24, mas não assim. Não por aviso de que não queria mais contar com seus serviços. Ao menos, que não deixasse ser de conhecimento público ou com informações pela metade.

Publicidade

Mas já que ele não fica, citamos cinco opções de times para o futuro de Chris Paul. Confira:

Los Angeles Lakers

Ninguém surpreso, né?

Chris Paul é amigo de LeBron James, já falaram sobre jogarem juntos e o Los Angeles Lakers pode não manter D’Angelo Russell. Então, faz todo sentido. Mas como, enfim, ele chegaria na equipe californiana?

Publicidade

Bem, vale lembrar que Paul deveria ser jogador do Lakers há 12 anos. A troca com o New Orleans Hornets já estava feita, mas o time não tinha um dono e a NBA resolveu entrar no meio do assunto e vetar. Como resultado, ele foi para o Los Angeles Clippers.

Pode acontecer por uma simples troca entre Lakers e Suns, desde que Phoenix opte por garantir seu contrato de US$30.8 milhões para a próxima temporada. Assim, o time de Los Angeles poderia apenas assinar uma extensão com Russell por valor similar e, depois, trocar para a equipe do Arizona.

Publicidade

Leia mais

A segunda opção dependeria de um acordo entre Suns e Paul. O time teria que dispensar o jogador e poderia fazer isso antes do dia 28 deste mês. Neste caso, ele receberia de forma parcelada ou integral (dependendo do que eles acertarem) e, então, ficaria disponível para assinar um contrato com o Lakers.

Aqui, pode ser pelo mínimo para veterano por uma temporada ou pela MLE taxplayer, se não superar os US$169 milhões em contratos. De acordo com a nova CBA (acordo coletivo), este é o valor máximo para não pagar multas. Caso passe disso, não tem direito ao MLE taxplayer.

Publicidade

Para o Lakers, obviamente, a segunda ideia é mais vantajosa, pois poderia utilizar a sign and trade (assinar e, depois, trocar) de Russell em outro atleta. No caso do Suns, depende se a equipe tem interesse no armador.

Boston Celtics

Existe um rumor de que o Suns tentaria fazer uma troca com o Boston Celtics por Malcolm Brogdon, eleito o melhor reserva da temporada. Neste caso, Boston precisaria enviar mais um contrato para Phoenix. E poderia ser Payton Pritchard, que pediu negociação recentemente. Assim, os salários batem e Paul jogaria pelo Celtics.

Publicidade

Assim como com o Lakers, ainda pode acontecer a dispensa e tudo se repetir. Chris Paul e o Suns parcelariam ou não o restante do acordo garantido, e ele assinaria com o mínimo para veterano.

Para o time de Massachusetts, um armador com o nível de Paul seria ótimo. Trata-se de um jogador centralizador. Ou seja, ele vai tirar todo aquele volume de bola nas mãos de Jayson Tatum e Jaylen Brown. Os astros ainda poderiam coordenar jogadas, mas bem menos que hoje. Então, o veterano deixaria eles muito mais prontos para partirem para a cesta.

Publicidade

Mas existe um problema, caso não seja por troca. Como fazer com Marcus Smart, Derrick White e Brogdon, além de Paul? Como seria a distribuição de minutos? Portanto, a saída “mais fácil” seria enviando o reserva ao Suns. Claro, depende muito se Phoenix quer mesmo o jogador.

Dallas Mavericks

Serve como um Plano B, caso Kyrie Irving decida não estender seu contrato. E aqui tem um fator: o Suns queria contar com Irving quando ele deixou o Brooklyn Nets para o Mavs. Fora que Kevin Durant está lá, né? São amigos, afinal.

Publicidade

Deixando claro, Dallas seria um dos times com interesse em Chris Paul se Irving não quiser ficar e se o Suns realmente estiver atrás dele. Do contrário, o Mavericks não é uma opção. Ao menos, por enquanto.

Eventualmente, se a diretoria entender que daria certo ter Luka Doncic, Irving e Paul, o papo é outro. Assim, só funcionaria após dispensa do Suns.

Detroit Pistons

O Pistons tem espaço para acomodar o salário de Chris Paul, tem Monty Williams como técnico e conta com vários jogadores querendo ir aos playoffs. E, por onde Paul passa, ele faz o time brigar pela classificação. Foi assim desde 2007/08. O armador só não disputou os mata-matas em uma única oportunidade, quando sofreu uma grave lesão no joelho, em 2010.

Publicidade

Então, se faz sentido, a resposta é sim. São muitos jovens talentosos e tem o técnico que o treinou em duas ocasiões (Hornets e Suns). Resta saber é se ele vai querer uma nova experiência como teve pelo Oklahoma City Thunder.

Los Angeles Clippers

Por fim, mas não menos importante, o Clippers. Por lá, Paul atuou durante seis temporadas. E, no momento, a equipe ainda não tem um armador para a próxima campanha. Apesar de Russell Westbrook ter a preferência de Paul George, quem decide é Steve Ballmer, dono da equipe.

Publicidade

De acordo com o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, Paul teria a preferência por ficar em Los Angeles, onde mora fora da temporada da NBA. Então, jogar ao lado de Kawhi Leonard e George, faria muito sentido para que a equipe brigasse por título em 2023/24.

O Clippers pode ser um dos times com interesse em Chris Paul, mas vai depender muito do que o Suns quer de lá. Que a gente saiba, só um antigo: Eric Gordon. Mas como relatei, antigo. Gordon, hoje, não oferece mais o mesmo do passado. Westbrook? De novo, um problema. Por mais que Phoenix tenha algum interesse no jogador, algo que a gente não sabe ou nem ouviu falar se existe, ele é agente livre.

Publicidade

Mas Westbrook não pode assinar um grande contrato porque ele foi dispensado pelo Utah Jazz. Ele não chegou ao Clippers por troca. Então, o time de Los Angeles não possui seus Bird rights para dar a ele um novo acordo e o trocar por algo de mais valor, como explicamos aqui.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários