O pivô Omer Asik é uma das principais histórias de sucesso consagradas na off season deste ano. Em duas temporadas na NBA, ele saiu do banco de reservas do Chicago Bulls para se tornar o novo titular doHouston Rockets na posição cinco, recebendo contrato de US$25 milhões por três anos. Para o atleta turco, poder integrar um quinteto inicial na melhor liga de basquete do mundo era uma meta que tinha traçado desde que chegou aos EUA.
“Na verdade, quando eu decidi vir para a NBA, meu objetivo era ser um pivô titular. Eu estou muito feliz por ter essa oportunidade agora, em Houston”, afirmou o jogador de 26 anos, escolhido na segunda rodada do draft de 2008, após destacar-se em times de seu país natal.
Em Chicago, Asik ficou conhecido como um ótimo defensor com baixíssima produtividade no ataque. Um ex-assistente do Rockets, inclusive, declarou publicamente que o pivô era fraco no lado ofensivo da quadra. No Texas, ele quer provar ser capaz de desenvolver sua capacidade de pontuar.
“Eu sei que o ataque parece ser a ‘parte perdida’ do meu jogo, mas creio que posso melhorar. No Bulls, não mostrei muito das minhas habilidades ofensivas porque ficava bem nervoso e só fazia o que era pedido. Agora, estou trabalhando duro todos os dias e tenho certeza de que vou evoluir”, garantiu o atleta, que terá como técnico o ex-pivô Kevin McHale.
Asik tornou-se um Rocket em julho passado, quando o Bulls optou por não cobrir a proposta feita pela franquia texana e permitiu a saída do então reserva de Joakim Noah. Foi o fim de uma passagem de 148 partidas disputadas pela equipe de Illinois. Sessenta e seis delas aconteceram na última temporada, quando manteve médias de 3.1 pontos e 5.3 rebotes em quase 15 minutos de ação.