Olimpíadas de Paris: Sorteio define grupos do basquete

Caso tenha sucesso no Pré-Olimpíco masculino, Brasil entra na chave da França

Olimpíadas Paris grupos basquete Fonte: Stephen Gosling / AFP

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) e o COI (Comitê Olímpico Internacional) realizaram, nessa terça-feira (19), o sorteio dos grupos dos torneios de basquete nas Olimpíadas de Paris. Assim, estão definidos os confrontos da primeira fase, tanto no torneio feminino quanto no masculino. As 12 seleções foram divididas em três grupos de quatro equipes. As Olimpíadas de Paris vão ocorrer entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.

No feminino, o Brasil não conseguiu a classificação, após a eliminação no Pré-Olímpico. A seleção dos EUA, atual heptacampeã olímpica, é a grande favorita. A equipe norte-americana está no Grupo C, ao lado de Alemanha, Japão e Bélgica.

Publicidade

No masculino, por outro lado, o Brasil ainda tem chances de classificação para as Olimpíadas de Paris. Afinal, a seleção comandada por Gustavo de Conti vai disputar o Pré-Olímpico na Letônia, no começo de julho. Camarões e Montenegro serão os adversários na primeira fase. A outra chave tem Letônia, Filipinas e Geórgia. Caso não ocorra nenhuma “zebra”, o Brasil deverá disputar a final e, consequentemente, a vaga olímpica contra os donos da casa. O detalhe é que, na Copa do Mundo de 2023, a seleção brasileira foi eliminada pela Letônia por 104 a 84.

Outros três torneios pré-olímpicos, que serão disputados na Grécia, na Espanha e em Porto Rico, definirão as vagas restantes. No torneio da Grécia, além dos anfritriões, a Eslovênia e a Croácia aparecem como as mais fortes candidatas. Já na Espanha, o time da casa não deverá ter dificuldades para confirmar o favoritismo. Por fim, em Porto Rico, a seleção local terá uma missão quase impossível. Afinal, as fortes Lituânia e Itália são as favoritas pela vaga.

Publicidade

Leia mais sobre as Olimpíadas de Paris!

Quanto às seleções de basquete já classificadas para as Olimpíadas de Paris, a promessa é de muito equilíbrio. No A, Austrália e Canadá terão a companhia dos ganhadores dos pré-olímpicos na Grécia e na Espanha. Ou seja, quatro seleções fortes irão se enfrentar logo na primeira fase. Já no B, França, Alemanha e Japão esperam pelo vencedor do torneio na Letônia. Ou seja, esse será o grupo do Brasil, em caso de sucesso no pré-olímpico.

No Grupo C, por sua vez, duas das favoritas a conquistar medalhas estarão frente a frente: EUA e Sérvia. O Sudão do Sul e o vencedor do torneio em Porto Rico completam a chave. Atual tetracampeã olímpica no masculino, a seleção dos EUA vai levar o que tem de melhor. Portanto, o técnico Steve Kerr terá à sua disposição as grandes estrelas da NBA.

Publicidade

Nomes como LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Jayson Tatum, Devin Booker, Jrue Holiday e Embiid se comprometeram a disputar os Jogos Olímpicos. Portanto, faltariam cinco vagas no elenco. De acordo com os jornalistas Shams Charania e Joe Vardon, do portal The Athletic, Anthony Edwards, Tyrese Haliburton, Anthony Davis e Bam Adebayo são os principais candidatos. Desse modo, restaria uma vaga no time olímpico. A tendência é que um jogador do perímetro seja o integrante final da seleção dos EUA.

A quarta posição no último Mundial de Basquete motivou alguns dos astros da NBA. Desde a queda na semifinal para a Alemanha, LeBron e Curry, por exemplo, se manifestaram e garantiram que gostariam de disputar as Olimpíadas de Paris.

Publicidade

Grupos do Basquete Feminino nas Olimpíadas de Paris (torneio entre 29 de julho e 11 de agosto)

Grupos do Basquete Masculino nas Olimpíadas de Paris (torneio entre 27 de julho e 10 de agosto)

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários