Oito times controlam 85 escolhas de primeira rodada do Draft até 2029

Trocas recentes fortalecem algumas equipes em recrutamentos futuros da NBA; confira

Escolhas primeira rodada Draft Fonte: Adam Pantozzi / AFP

Oito times terão 85 escolhas de primeira rodada do Draft até 2029, de acordo com o analista Bobby Marks, da ESPN. Ainda segundo a publicação, Oklahoma City Thunder e Utah Jazz, por exemplo, combinam para 28 picks de primeira rodada nos próximos sete anos. Os outros times bem posicionados nos recrutamentos até 2029 são: New York Knicks e San Antonio Spurs (11 cada); Indiana Pacers, New Orleans Pelicans e Orlando Magic (nove cada); e Houston Rockets (oito).

Antes de mais nada, essa concentração de escolhas na mão de poucas equipes tem um motivo óbvio: as grandes trocas recentes na liga. Assim, alguns times receberam uma quantidade excessiva de futuras escolhas de primeira rodada para liberarem seus principais atletas. Em linhas gerais, essas franquias entraram de cabeça no processo de reformulação do elenco.

Publicidade

O Thunder talvez seja o exemplo mais claro. Afinal, desde a saída de astros como Paul George e Russell Westbrook, em 2019, a franquia acumula picks. Somente nessas duas trocas, a equipe de Oklahoma City recebeu sete escolhas de primeira rodada e o direito de trocar de posição em outras duas (swap).

Portanto, há três anos, o Thunder absorveu contratos mais “salgados” e trocou jogadores de qualidade (Chris Paul, Steven Adams, Al Horford). Em contrapartida, recebeu jovens e picks futuras. Dessa forma, com um elenco carente de qualidade, não conseguiu ser competitivo e fez campanhas ruins.

Publicidade

Por outro lado, desenvolveu talentos como Shai Gilgeous-Alexander e Lu Dort. Além disso, selecionou Josh Giddey (#6, em 2021) e Chet Holmgren (#2, este ano), ambos com potencial de se tornarem excelentes jogadores na liga. E, por fim, o Thunder terá direito a 14 escolhas de primeira rodada do Draft até 2029.

Leia Mais!

Já o Utah Jazz é o caso mais recente de reformulação de elenco. Nesta offseason, a equipe de Salt Lake City negociou os astros Rudy Gobert e Donovan Mitchell, e o coadjuvante Royce O’Neale. Em contrapartida, terá 14 picks de primeira rodada nos próximos sete recrutamentos.

Publicidade

Aliás, a troca de Gobert para o Minnesota Timberwolves, é um divisor de águas, pois impactou o mercado da NBA. Afinal, o Jazz recebeu cinco atletas e quatro seleções de primeira rodada (2023, 2025, 2027 e 2 2029), além de um swap (2026).

Dessa forma, com o “sarrafo mais alto”, o Brooklyn Nets não conseguiu fechar uma troca “justa” pelo astro Kevin Durant.

Já na negociação de Mitchell com o Cleveland Cavaliers, a equipe de Utah recebeu três atletas, três escolhas de primeira rodada do Draft e duas opções de troca de picks. Ou seja, o Jazz terá o direito de inverter as escolhas com o Cavs.

Publicidade

Então, em uma offseason, a franquia de Salt Lake City passou de contender (top 6 do Oeste nos últimos seis anos) a forte candidato a uma escolha de topo no Draft de 2023.

New York Knicks

San Antonio Spurs

Indiana Pacers 

New Orleans Pelicans

Orlando Magic

Houston Rockets

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários