Nikola Jokic é considerado por muitos o melhor pivô passador de todos os tempos, mas não é só isso que o torna favorito para vencer seu terceiro MVP consecutivo da NBA. O astro do Denver Nuggets, afinal, tem grande capacidade de leitura de jogo. Além disso sua dominância no garrafão e aproveitamento em arremessos fazem com que ele seja o principal candidato ao prêmio.
As qualidades mencionadas de Nikola Jokic, então, o tornam o jogador a ser perseguido na corrida ao MVP da NBA. Caso vença, portanto, pode igualar nomes históricos da liga. O último atleta ao ser três vezes MVP de forma seguida, Larry Bird em 1986 .
O aproveitamento de quadra de Jokic chama a atenção por sua eficiência. O sérvio tem 68% nos arremessos de 2 pontos. Na história da liga, apenas Wilt Chamberlain registrou tal marca com média superior a 20 pontos. O jogador do Nuggets lidera a liga em aproveitamento nos arremessos de meia distância. São 61% convertidos.
Se comparados aos anos em que o pivô venceu o prêmio de MVP, seus aproveitamentos são superiores. Como resultaod, sua capacidade de gerar jogadas ofensivas sem de atacar o garrafão foi elogiada por Hakeem Olajuwon. A lenda do Houston Rockets se rendeu ao pivô do Nuggets.
Leia mais!
- Comentaristas da ESPN se dividem sobre melhor entre Nikola Jokic e Joel Embiid
- Nikola Jokic se torna o líder em assistências da história do Nuggets
- Boletim de rumores da NBA (30/01/2023)
“Ele está jogando e você acha que ele não é sério, mas ele é tão eficaz. Ele não parece forte, mas vejo que ele consegue uma posição tão profunda no poste. Acho que talvez seja o mismatch. Mas aí ele faz a mesma coisa contra caras maiores. Seu arremesso e seus fakes são muito difíceis de acompanhar. Você não sabe quando ele está fingindo e quando é real. Ele tem truques. Ele é o cara”, elogiou Olajuwon.
Mesmo com média e aproveitamento históricos em seus arremessos, a capacidade de pontuar é secundária no arsenal ofensivo de Jokic. Diferente de outros pivôs, então, ele é responsável por iniciar as jogadas do Nuggets.
Essa capacidade de criação se dá, sobretudo, pela leitura de jogo acima da média. Isso, aliado à facilidade de criar seus próprios arremessos, força dobras em lances próximos à cesta.
Assim, ele consegue deixar companheiros livres no perímetro. Não por acaso, Kentavious Caldwell-Pope e Aaron Gordon, vivem a melhor temporada de suas carreiras.
A temporada histórica de Jokic, portanto, revela uma mudança nos padrões da liga. Esta é a temporada mais eficiente de todos os tempos. O recorde anterior de eficiência em toda a liga foi de 111.7 pontos por 100 posses em 2020/21.
Em janeiro, a liga registrou incríveis 115.3 pontos por 100 posses em 183 jogos. Ou seja, com média de 113,4 para a temporada.
Boa temporada do Nuggets fortalece o astro
A disputa pelo terceiro prêmio consecutivo segue a todo vapor. Luka Doncic, Jayson Tatum e Joel Embiid também fazem fazendo campanhas dignas de menção. Denver lidera a Conferência Oeste com 36 vitórias em 50 jogos. O time, então, figura entre os favoritos.
Com isso, o time de Michael Malone pode superar a temporada 2019/20. Na ocasião, parou na final do Oeste com derrota para o Los Angeles Lakers. O time angelino, aliás, se sagrou campeão.
Por fim, a campanha do time do Colorado corrobora para a busca pelo prêmio para o pivô. Mantendo o desempenho apresentado até agora, Jokic caminha a passos largos para um histórico terceiro prêmio.
Por Yagho Nikollas
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA