Nas últimas temporadas, dois jogadores bastante experientes conquistaram sesu primeiros anéis da NBA: Jason Kidd, 37 anos, com o azarão Dallas Mavericks em 2011 e Juwan Howard, 39 anos, com o franco favorito Miami Heat em 2012. Porém, uma pequena diferença separa os dois atletas.
Enquanto Kidd era titular e essencial para a rotação do Mavs, atuando em média 37.4 minutos nas Finais contra o Miami Heat e tendo médias de 7.9 pontos, 8.2 assistências, 4.4 rebotes e 1.7 roubos de bola na temporada regular, Howard jogou apenas três minutos – no garbage time – no jogo 5 das Finais contra o Oklahoma City Thunder, contribuindo com 1.5 pontos e 1.7 rebotes em 2011-12.
Se a tendência se mantiver em 2012-13, temos boas chances de ver jogadores rodados na liga conseguindo seu primeiro campeonato, pois os velhinhos estão mais cotados do que nunca, principalmente por causa dos avanços na preparação física.
Inclusive, uma lista pode ser preparada:
Kurt Thomas e Marcus Camby assinaram com o New York Knicks aos 39 e 38 anos, respectivamente para tentar seu primeiro anel – com a companhia do já citado Jason Kidd e de um calouro de 35 anos, Pablo Prigioni. Juntos, ambos irão auxiliar o titular Tyson Chandler na defesa do garrafão da franquia.
Grant Hill, prestes a completar 40 anos, despertou o interesse de várias franquias após sair do Phoenix Suns, mas acabou se juntando ao Los Angeles Clippers – inclusive, tem boas chances de ser o titular na posição 3.
Jerry Stackhouse, com 37 anos, assinou com a mais nova franquia da liga, o Brooklyn Nets, para tentar conquistar o seu primeiro campeonato. Mas devido à concorrência que terá no banco, provavelmente será tão utilizado quando Juwan Howard no Heat, agindo mais como um líder emocional nos vestiários.
Andre Miller, 36 anos, segue no Denver Nuggets como reserva do jovem Ty Lawson, e se vê como o atleta mais experiente em um elenco ainda cru, com jogadores como JaVale McGee, Evan Fournier, Jordan Hamilton e Kenneth Faried.
Mas os velhinhos com mais chances de serem campeões na próxima temporada não podem ser outros: Steve Nash e Antawn Jamison. Aos 38 e 36 anos, respectivamente, eles jogarão pelo Los Angeles Lakers em 2012-13. O Lakers, por ter conseguido trazer também o pivô Dwight Howart, além de conseguir manter Pau Gasol no elenco, surge como um dos favoritos ao título.
—
Será que a tendência continua?
PS: no último artigo, me esqueci de compartilhar esse vídeo de uma atuação história de Reggie Lewis, mas antes tarde do que nunca:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ni7t4swtdYw]