O Jogo das Estrelas passou por inúmeras mudanças em seu formato e fórmula de disputa nos últimos anos. Alterações no sistema de escolha dos convocados para o evento, o fim das seleções de conferência e a exibição do draft para formação dos times foram medidas adotadas para tentar tornar o evento mais atrativo. Hoje, o comissário Adam Silver avalia que tudo não surtiu o efeito esperado.
“O Jogo das Estrelas não funcionou. Foi um pensamento que tive depois do evento. Eu já entendi que, apesar de todas as mudanças que implementamos, a coisa não está funcionando. É como se estivéssemos colocando brincos em um porquinho”, admitiu o dirigente-mor da liga, em participação especial em um dos painéis do tradicional MIT Sloan Sports Analytics Conference.
Silver revelou que novas mudanças não deverão acontecer tão cedo no formato do evento, mas possibilidades a longo prazo já estão sendo estudadas. Uma das ideias da NBA seria substituir o All-Star Weekend por um minicampeonato entre franquias que renderia um troféu separado, disputado provavelmente na Europa ou na Ásia – como já acontece na pré-temporada do futebol.