O efeito Kevin Durant no vulnerável Nets

Com cinco derrotas consecutivas, Nets despenca na conferência Leste sem o astro

efeito Kevin Durant Nets Fonte: Jim Poorten/AFP

O Brooklyn Nets montou um time para ser campeão em poucos anos, mas a janela está fechando a cada temporada. O elenco do Nets é muito forte, capaz de chegar lá em condições perfeitas. No entanto, quando Kevin Durant não está em quadra, o efeito é exatamente o contrário e o Nets fica vulnerável. O problema é que o astro está fora até o fim do mês, pelo menos. Sem Durant, a equipe do Brooklyn é competitiva, mas não o suficiente para conquistar um título.

O Nets, no papel, é forte o suficiente para bater qualquer um. Talento por talento, dificilmente algum time consegue igualar. Basta ver que o elenco conta com James Harden, Kyrie Irving, além do próprio Durant. Mas ainda tem os veteranos LaMarcus Aldridge, Blake Griffin, Patty Mills, Joe Harris e os ótimos jovens Nic Claxton e Cam Thomas.

Publicidade

Entretanto, as lesões estão acabando com a campanha. Não bastasse o fato de utilizar Irving apenas nos jogos fora de casa, diversos jogadores perderam várias partidas por contusões.

Para ter uma ideia, Harris, Claxton, Aldridge e Durant perderam juntos um total de 82 jogos. É muita coisa. De novo, sem contar com Irving, pois é um caso a parte. Mas Harden também ficou de fora em 13 oportunidades. É insano pensar que um time como o Nets não consegue se manter saudável.

Publicidade

O efeito Kevin Durant no Nets

NBA Rodada 14 novembro

Gregory Shamus / AFP

Já são 14 jogos sem Kevin Durant na temporada 2021-22. Destes, o Brooklyn Nets venceu cinco e perdeu nove. E não tem um substituto. Aliás, nem teria como, pois estamos falando de um dos melhores jogadores de todos os tempos. O Plano B é entregar a bola nas mãos de James Harden e Kyrie Iving e torcer pela vitória. E quando Irving não joga, o negócio é torcer para Harden resolver sozinho.

Antes da lesão, Durant era o principal candidato ao prêmio de MVP. O Nets despencou do fim de 2021 até o momento.

No dia 29 de dezembro, a equipe tinha 23 vitórias e nove derrotas, ocupando o primeiro lugar na competitiva conferência Leste. Desde então, o Nets acumula apenas seis triunfos em 18 partidas disputadas. Agora, o time é apenas o sexto.

Publicidade

Mas Durant é muito mais do que vitória ou derrota. Ele representa o temor do adversário.

Imagine enfrentar um cara que já foi MVP, duas vezes campeão, tem um vasto arsenal ofensivo e faz quase 30 pontos todas as noites depois de ter ruptura no tendão de Aquiles. O oponente já entra em quadra perdendo.

Publicidade

Embora no ataque Durant seja incrível, o impacto de sua ausência é refletido na defesa. Com ele, o Nets tem um defensive rating de 109.4, mas sem ele, é de 118.

Durant arremessa 20.3 vezes por jogo, mas ele é apenas o oitavo no ranking. No entanto, quando o assunto é arremesso convertido, ele só perde para LeBron James, do Los Angeles Lakers, com 10.5. James possui 10.9 até o momento.

Harden quer sair?

Aparentemente, James Harden não quer mais ficar no Brooklyn Nets. Embora ele tenha a oportunidade de garantir o primeiro título da carreira na equipe, Harden não gosta da ideia de jogar sozinho em várias partidas. Não foi para isso que ele deixou a idolatria no Houston Rockets.

Publicidade

Sem Kevin Durant, por lesão, e Kyrie Irving, por escolha própria nos jogos em casa, Harden sofre quando se vê nessa situação. Não é nada confortável para quem é chamado para uma festa muito famosa, mas a banda para de tocar e acabam as bebidas. A sensação é meio que “o que é que eu estou fazendo aqui?”.

Não por menos, ele não assinou a extensão contratual e vai se tornar agente livre irrestrito ao fim da temporada. Uma troca para o Philadelphia 76ers, todavia, não estaria nos planos da diretoria. O problema é que pode ficar sem ele e sem Ben Simmons (ou qualquer outro jogador).

Publicidade

Fica parecendo que tudo é na base do improviso. O Nets já jogou 50 vezes na temporada, mas sabe quantas vezes o trio atuou junto? Em duas míseras partidas. Aliás, foram vitórias sobre o Indiana Pacers (por oito pontos) e Chicago Bulls (por 26).

E nos playoffs?

Bem, Kyrie Irving vai se ausentar nas partidas em casa e não pretende mudar isso. O Brooklyn Nets não pode fazer muita coisa, a não ser pensar em uma troca ao fim da temporada para algum time que ele possa atuar e, assim, ter algum valor de negociação. Hoje, Irving tem pouco, muito pouco.

Publicidade

O Nets vai assim, no improviso mesmo. Sem Irving, o titular é Patty Mills, considerando o fato de Kevin Durant estar saudável. E se não estiver, vai de James Harden sozinho.

É o que tem pra hoje.

 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários