Por Eduardo Ferreira
Ao fim da novela que se estendeu por meses e nos cansou com rumores sem sentido, o Denver Nuggets é um dos envolvidos na mega troca que levou Dwight Howard para o Los Angeles Lakers. A troca envolveu nada menos do que quatro equipes, 12 jogadores e várias escolhas de draft, mas o time do Colorado parece que se deu muito bem nela e saiu com uma importante peça que parece se encaixar perfeitamente. Estamos falando de um dos mais versáteis alas da Liga e campeão olímpico com o USA TEAM, Andre Iguodala.
Para adquirir Iguodala, o Nuggets teve de mandar na troca, os importantes, porém role players Arron Affalo e Al Harrington além de duas escolhas de draft para o Orlando Magic. Mesmo sendo um preço alto, acredito que justo, pois Iggy parece ter a mesma identidade do seu novo time, ainda mais comandado pelo técnico George Karl que enfatiza muito o coletivo da equipe, ponto forte de Iguodala, desde os tempos em que dividia a quadra com Allen Iverson no Sixers.
O ala chega para ser titular absoluto, porém jogará na posição 2, de SG, e deve contribuir em vários setores da quadra, desde a defesa de perímetro até o ponto forte da equipe, os contra-ataques onde Iguodala finaliza com perfeição e distribui muito bem a bola.
A versatilidade se reflete nos números do jogador que na temporada passada teve médias de 12.4 pontos, 6.1 rebotes, 5.5 assistências, e 1.7 roubo de bola, números estes que devem se manter em Denver podendo até aumentar a média de pontuação.
A equipe deverá entrar em quadra muito provavelmente com Ty Lawson e Iguodala na armação com Danilo Gallinari e Kenneth Faried nas alas e fechando o garrafão com JaVale McGee, que vem treinando nas férias com o lendário Hakeem Olajuwon. O time ainda conta com o experiente armador André Miller que na temporada passada por diversas vezes atuou ao lado de Lawson na armação, Wilson Chandler e Corey Brewer de reservas nas alas e Kosta Koufos e o russo Timofey Mosgov para cobrir os furos de McGee.
Um time jovem, cheio de potencial que já vem incomodando no oeste e agora com um líder dentro de quadra, mas um líder que não é estrela, que não precisa de toda atenção voltada para ele. Acredito que Iguodala e o Nuggets tenham terão um casamento perfeito, pelo menos no papel.