O Boston Celtics precisa de Kevin Durant para ser campeão?

Astro pediu troca há quase um mês, mas o time de Massachusetts entrou na briga e quer vencer agora

Boston Celtics Kevin Durant Fonte: NATHANIEL S. BUTLER/AFP

A notícia de que o Boston Celtics estaria entre os times em busca de Kevin Durant não chega a ser uma surpresa, mas ele é realmente necessário para voltar a ser campeão? Embora outras oito equipes estejam interessadas no astro, o Celtics entrou no páreo porque possui alguns problemas. E é sobre eles que vamos debater hoje.

Primeiro, é importante observar que Durant é um dos melhores jogadores da atualidade. Existem algumas questões a serem pontuadas, entretanto. Não é só chegar lá e trocar. É preciso entender o que isso significa sem prejudicar (tanto) o futuro da franquia.

Publicidade

Então, você pode passar uma troca envolvendo um futuro Hall da Fama? Depende. Mas é apenas um dos pontos para analisarmos.

A troca por Durant teria Jaylen Brown, além de Derrick White e escolhas de draft, mas o Brooklyn Nets quer mais. É provável que o Celtics tenha de enviar Marcus Smart para a negociação sair. Portanto, não se trata de perder peças, pois é o caminho natural de qualquer troca, mas o que pode impactar no futuro.

Publicidade

Mas vamos começar pelo fato de que o Boston Celtics é o atual campeão do Leste e uma eventual chegada de Kevin Durant colocaria o time em outro patamar.

Base está pronta

Às vezes, dá a impressão de que o Boston Celtics queimou a largada e que chegou na final da NBA antes do tempo. Mas será mesmo? O time de Massachusetts se consolidou como o melhor do Leste desde janeiro e embalou até o fim da campanha.

Publicidade

Tá. Mas por que essa impressão existe?

Primeiro, porque o Celtics tinha um elenco jovem ali. Teve muitos erros de ataque, mas em alguns momentos parecia que poderia ser o campeão. E olha que era contra um Golden State Warriors, até então, três vezes vencedor e muito mais experiente. E Boston chegou a estar na frente por 2 a 1 com o quarto jogo da série em casa.

Publicidade

No entanto, faltou peça.

O armador organizador que tanto pediram chegou no início da agência livre, quando o Celtics fez troca por Malcolm Brogdon.

É suficiente?

Talvez seja, mas veja um detalhe. O Celtics fez negociações e manteve seus principais jogadores. Portanto, é fato que o time de melhor campanha desde janeiro está ainda melhor. No papel, claro.

Publicidade

Agora, tem um outro detalhe que foi pouco explorado desde então: o próprio Jaylen Brown.

Comprometimento

Recentemente, Jaylen Brown teria ficado chateado com a torcida do Boston Celics e curtido uma publicação em rede social. Ali, dizia que os fãs da equipe não apreciavam o jogador como deveriam.

Pois bem.

Publicidade

Acontece que especulam que tal publicação seria de uma conta fake de seus agentes. Dias depois, e até o Jumper Brasil noticiou, Jermaine Wiggins, ex-jogador da NFL, afirmou no programa “Greg Hill Morning Show”, da rádio esportiva WEEI, que Brown confidenciou a ele que pretende deixar o Celtics ao fim de seu contrato.

Leia mais

Então, calma lá.

Publicidade

Se o atleta diz que não pretende ficar depois de momento x ou y, você precisa entender que existe um problema ainda maior.

Pode se resolver com um título, com prêmios, e tudo mais, mas a partir daquele ponto, não dá para cravar que exista o comprometimento da parte do jogador.

Dito isso, vamos analisar outro ponto.

Durant é um Hall da Fama

Fiz a pergunta acima: você passa adiante uma troca envolvendo um Hall da Fama? Como dito, depende de uma série de fatores. Analisamos eles e, agora, é hora de responder.

Publicidade

Não. Você não passa, a partir de tais conclusões.

Sim, Jaylen Brown é incrivelmente talentoso, um cara que pode se considerar um All Star, mas ele não é Kevin Durant e o Boston Celtics quer ser campeão. Então, você dá o próximo passo.

Claro que perder Brown seria péssimo, mas ele não quer ficar na equipe depois de 2024. Derrick White ajuda, sim, mas é totalmente trocável. Por fim, pensamos em Marcus Smart. Aí, existe um ponto que precisamos entender.

Publicidade

Smart foi eleito o melhor defensor da última temporada. No entanto, chegou um cara que defende muito bem, mas é melhor organizador e um arremessador bastante superior. Pesa contra o fato de Malcolm Brogdon se lesionar com frequência nos últimos anos.

Então, com Durant, o Celtics poderia ser ainda mais forte e se tornaria o principal candidato ao título, ao lado do Golden State Warriors.

E as escolhas de draft?

Talvez, seja um problema para o Celtics, pois o atual grupo se formou por escolhas de draft. Jaylen Brown, Payton Pritchard, Marcus Smart, Jayson Tatum, Grant Williams e Robert Williams são seis jogadores que chegaram assim.

Publicidade

O próprio Warriors foi campeão quatro vezes assim.

Mas tem time que se preparou por anos fazendo tank, tentou montar o elenco assim e, hoje, só sobrou um.

O Philadelphia 76ers trocou cada uma de suas escolhas top e só sobrou Joel Embiid.

Nerlens Noel não foi pick do Sixers, mas chegou logo após o draft em troca por Jrue Holiday. Pensa só. Depois, em 2015, o time selecionou Jahlil Okafor, que já não está na NBA. Ben Simmons saiu em troca por James Harden. Markelle Fultz, primeira escolha de 2017, também deixou o time em negociação com o Orlando Magic. Por fim, Mikal Bridges, naquele mesmo ano, foi trocado para o Phoenix Suns pelo glorioso Zhaire Smith e uma pick que virou Tre Mann, já no Oklahoma City Thunder.

Publicidade

Sim, eu entendo. O Celtics foi competente no draft, enquanto o Sixers acumulou erros. Mas nada garante que o time de Massachusetts vá precisar desenvolver jovens talentos depois de uma eventual troca por Durant.

Se pararmos para pensar, na melhor das hipóteses, o Celtics só vai se preocupar com isso daqui quatro anos, quando o contrato do astro acabar. E na pior delas?

Boston Celtics quer ser campeão agora 

Bem, são prioridades, né? O objetivo de uma equipe antes do início de uma temporada é traçado meses antes de seu início. Assim como o Boston Celtics, outros times querem ser campeões em 2022/23, mas com Kevin Durant, o caminho se torna mais curto.

Publicidade

Embora Durant seja um cara difícil, com vários problemas de relacionamento com técnicos, ele chegaria em um time que tem a cultura do basquete, vencedor 17 vezes do título. Então, existe uma hierarquia por lá e ninguém é melhor do que a equipe. Tem um peso diferente jogar em Boston.

Para a sua carreira, para o seu legado, não tenha dúvidas que existe uma diferença entre ele ser o melhor jogador de uma equipe e fazer o mesmo por Los Angeles Lakers ou Celtics, por exemplo. Sem desmerecer ninguém, óbvio, mas existe.

Claro que, no fim das contas, precisa vencer primeiro. Mas, antes disso, é bom lembrar que ele é amigo pessoal de Kyrie Irving, que jogou por lá e, simplesmente, detesta o Celtics.

Publicidade

Portanto, existem vários fatores que pesam a favor e contra uma negociação por ele. Para o Celtics, pode ser a diferença entre ter um time que sempre prometeu um título e um campeão.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários