Tiago Splitter se consolida na NBA

O pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, vem fazendo uma temporada irrepreensível, após dois anos sem brilho e com pouco tempo de quadra.  Em seu último ano de contrato com o time texano, o brasileiro, de 28 anos, conquistou a confiança do técnico Gregg Popovich e um lugar cativo entre os titulares da equipe. Vigésima […]

Fonte:

O pivô Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, vem fazendo uma temporada irrepreensível, após dois anos sem brilho e com pouco tempo de quadra.  Em seu último ano de contrato com o time texano, o brasileiro, de 28 anos, conquistou a confiança do técnico Gregg Popovich e um lugar cativo entre os titulares da equipe.

Vigésima oitava escolha do draft de 2007, Splitter chegou ao Spurs em 2010, logo após ter sido eleito MVP da temporada regular e das finais da Liga Espanhola de Basquete (ACB). O brasileiro fez seu nome no basquete europeu, onde atuou por nove anos, mas a caminhada na NBA lhe reservava caminhos mais tortuosos.

Na sua temporada de estreia no melhor basquete do mundo, Splitter enfrentou problemas com lesões e também sofreu com a adaptação, afinal, o basquete europeu é totalmente diferente da NBA. Na offseason de 2011, ele passou um bom tempo trabalhando em novas mecânicas de arremessos, tentando encontrar seu melhor chute, e aprimorando seu condicionamento físico.

Publicidade

No segundo ano na Liga, Splitter ganhou mais minutos, apesar da concorrida rotação do Spurs, e melhorou sua produção em quadra. O próprio jogador admitiu, em entrevista no início deste mês, que demorou um ano para se adaptar ao sistema de jogo do time de San Antonio.

Agora, em 2012/2013, no auge de sua forma física, e mais maduro, Splitter caiu nas graças de Popovich. Ele começou a temporada no banco, mas foi ganhando espaço ao longo das jornadas, até ser efetivado como titular em meados de dezembro do ano passado. Saca só o que Pop, técnico quatro vezes campeão da NBA e um dos maiores da história do basquete, falou a respeito do pivô catarinense:

Publicidade

“Tiago está saudável, ganhando minutos de forma consistente e tem nos ajudado muito. Outro dia alguém me perguntou o que ele havia melhorado. Eu simplesmente respondi: nada. É que ele simplesmente ainda não havia jogado muitos minutos. A diferença é que, agora, ele está com seu físico em dia, e fazendo o que fez na Europa por tantos anos. Tiago é um ótimo defensor, pega muitos rebotes e é fantástico nos pick-and-rolls. Ele é o jogador dos sonhos de qualquer treinador porque ele faz tudo de forma muito tranquila e natural”.

Confira os números de Splitter na NBA

2010/2011: 4.6 pontos, 3.4 rebotes, 0.4 assistência, 0.5 roubo de bola, 0.3 toco, 52.9% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 54.3% de aproveitamento nos lances livres e 12 minutos em quadra.

Publicidade

2011/2012: 9.3 pontos, 5.2 rebotes, 1.1 assistência, 0.4 roubo de bola, 0.8 toco, 61.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 69.1% de aproveitamento nos lances livres e 19 minutos em quadra.

2012/2013: 10.4 pontos, 5.8 rebotes, 1.3 assistência, 0.7 roubo de bola, 0.8 toco, 60.3% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 73.9% de aproveitamento nos lances livres e 23 minutos em quadra.

Publicidade

Nas 25 partidas que fez como titular nesta temporada, os números do pivô brasileiro são ainda melhores: 11.6 pontos, 7.0 rebotes, 1.4 assistência, 0.9 roubo de bola, 0.9 toco, 59.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 75.3% de aproveitamento nos lances livres e 27 minutos em quadra.

Contando os últimos 12 jogos disputados, as médias de Tiago são de 13.4 pontos, 8.5 rebotes, 62.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 76.7% de aproveitamento nos lances livres e quase 30 minutos em quadra, além de ter conquistado quatro duplo duplos.

Publicidade

Tiago Splitter venceu a desconfiança e vem se estabelecendo como um jogador sólido para qualquer time da NBA. O brasileiro, que está no último ano de contrato com o Spurs, tem uma oferta qualificatória de 4,9 milhões de dólares para jogar mais uma temporada pela franquia texana. No entanto, ele pode declinar essa oferta e testar o mercado, tornando-se, assim, agente livre irrestrito (o que lhe dá o direito de assinar com qualquer time da Liga).

Se o limitado DeAndre Jordan recebe pouco mais de 10 milhões de dólares por temporada, acho mais provável que Splitter decida testar o mercado para buscar um valor mais vantajoso que a oferta qualificatória do time de San Antonio. E tem mais, pivôs de qualidade na NBA são cada vez mais escassos. Cabe a Tiago manter o basquete de alto nível para  ficar em uma situação confortável na próxima offseason.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários