Novas regras da NBA podem afetar quinteto titular do Warriors

Com a chegada de Chris Paul, elenco de Golden State ficou ainda mais “estrelado”

regras nba titular warriors Fonte: Andrew D. Bernstein / AFP

Na última quarta-feira, a NBA aprovou novas regras sobre descansos de astros e isso pode afetar diretamente o quinteto titular do Golden State Warriors. Isso porque, com a chegada de Chris Paul, o técnico Steve Kerr ganhou mais uma estrela da liga e terá que pensar duas vezes antes de poupar jogadores ao longo da temporada regular.

De acordo com a ESPN, a punição será feita após a liga investigar cada ocorrência. Caso os astros fiquem de fora por múltiplos jogos, em especial os que foram televisionados ou da Copa da NBA, serão investigados. Se duas estrelas de um mesmo time não participarem do mesmo confronto também poderão ser punidos.

Ou seja, agora, os times terão que balancear os jogos em casa e fora de casa que seus astros ficarão de fora. A liga indica que as franquias deem preferência para eles descansarem quando o confronto for em casa. Portanto, as novas regras da NBA podem causar mudanças de estratégia no Warriors.

Publicidade

Inicialmente, alguns especularam que Golden State poderia gerenciar essa situação fazendo rodízio entre os titulares para evitar lesões. Além disso, Kerr poderia experimentar várias formações ao longo da temporada regular para chegar aos playoffs com uma escalação consolidada.

Leia mais!

Warriors abre negociações de novo contrato com Klay Thompson
Dwight Howard está perto de ser jogador do Warriors
Jogador do Warriors “entrega” duas contratações para a temporada

Publicidade

Vale lembrar que as novas regras da NBA dizem respeito a atletas considerados “estrelas” e o time titular do Warriors conta com alguns nomes que encaixam no critério. A liga, então, definiu esses jogadores de acordo com participações no All-Star Game ou All-NBA nas últimas três temporadas. A equipe conta com Dryamond Green e Andrew Wiggins no critério.

Isso porque Klay Thompson, que não foi selecionado para o Jogo das Estrelas, não faz parte da restrição. Além dele, Stephen Curry e Chris Paul serão “poupados” da nova regra. Jogadores com mais de 35 anos não se enquadrarão nos quesitos. Portanto, o time e San Francisco não será multado por poupá-los.

Publicidade

Ainda assim, o Warriors provavelmente precisará de uma formação inicial consistente. A menos que Green e Wiggins estejam lesionados. Afinal, contusões também são uma brecha na nova regra.

Uma solução possível poderia ser trazer Paul do banco para liderar a segunda unidade. Outra opção poderia envolver a transição de Wiggins ou Thompson para um papel de sexto homem. No entanto, por conta da história do camisa 11 com a franquia, é pouco provável vermos esse cenário.

Publicidade

A situação mais plausível, então, pode envolver Kevon Looney perdendo sua posição de titular. Apesar de um histórico de sucesso com formações pequenas, o Warriors normalmente começa com uma escalação maior com o objetivo de preservar Draymond Green.

No entanto, com planos de jogar Green como pivô por alguns minutos por jogo, Steve Kerr pode optar por uma formação menor e mais ágil desde o início. Assim, aproveitando as habilidades de criação de jogadas, defesa e arremesso de Chris Paul.

Publicidade

Embora o treinador do Warriors tente evitar o desafio de selecionar uma formação inicial fixa, as novas regras podem obrigá-lo a estabelecer uma rotação.

Chris Paul reserva?

O astro veterano nunca começou uma partida como reserva ao longo dos seus 18 anos na NBA. Ou seja, em 1363 partidas, iniciou todas como titular. O tema virou assunto desde sua chegada à franquia. Afinal, o dono da posição é o maior ídolo da história do Warriors. Com a concorrência de Stephen Curry, o cenário não parece tão distante.

Publicidade

“Eu ainda não sei nada disso. Não vou saber antes dos treinos de preparação ou até pouco antes do início da temporada. Nós não tivemos nenhuma reunião com o time completo, então está em suspenso. É uma questão que precisa ser resolvida ainda. Mas eu posso garantir que nós não falamos sobre isso”, revelou Paul, em entrevista à ESPN.

“Se tivesse que apostar, eu diria que o meu papel vai ser bem parecido com outros momentos de minha carreira. Vão pedir que jogue com firmeza e, acima de tudo, seja um líder em quadra. Essa postura em quadra não depende dos minutos, por exemplo. Então, eu estou animado com essa oportunidade”, completou o futuro integrante do Hall da Fama.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários