(2-0) Lituânia 89 x 80 Nigéria (0-2)
Em um duelo mais difícil que o esperado, a Lituânia obteve o segundo triunfo no torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após ficar em desvantagem no primeiro tempo, a seleção européia se recuperou na segunda metade de jogo e derrotou a Nigéria, considerada a seleção mais fraca do Grupo B, por 89 a 80.
A Lituânia errou bastante nos primeiros 20 minutos de partida (dez desperdícios de bola) e encontrou problemas contra o atleticismo nigeriano. Bem marcado, o pivô Jonas Valanciunas teve uma má atuação, com três erros e apenas quatro pontos anotados. Já a Nigéria, além de defender acima do esperado, teve um ótimo aproveitamento nos arremessos de longa distância no segundo período (46% – seis acertos em 13 tentativas). A equipe africana foi para o intervalo com uma surpreendente vantagem de cinco pontos: 41 a 36.
No terceiro quarto, a Lituânia voltou a jogar seu basquete tradicional: consistência defensiva, boa movimentação de bola e bom aproveitamento nas bolas de três pontos (cinco conversões em dez tentativas). E o detalhe é que a subida de produção coincidiu com a ida de Valanciunas para o banco de reservas após cometer a terceira falta logo no começo do período. O ala Jonas Maciulis (14 pontos) e o armador Mantas Kalnietis (sete assistências) foram os destaques do terceiro quarto e ajudaram os lituanos a abrirem uma vantagem de 11 pontos no placar: 65 a 54.
https://vine.co/v/5biIUgaLl32
No período final, a Nigéria reagiu e conseguiu diminuir a diferença no marcador para apenas cinco pontos a 48 segundos do fim. Só que a seleção africana pecou nos arremessos finais e viu Kalnietis converter lances livres decisivos para ajudar a Lituânia a sair de quadra com o suado triunfo.
As duas seleções voltam à quadra nesta quinta-feira (11). A invicta Lituânia enfrenta a Argentina, às 22h30 (horário de Brasília), enquanto a Nigéria faz com a Espanha, às 19h, um duelo de seleções que ainda não venceram no torneio.
https://vine.co/v/5biwIQTjYQO
Lituânia
Mantas Kalnietis: 21 pontos, 12 assistências e quatro rebotes; 30 minutos
Jonas Maciulis: 21 pontos, quatro rebotes e três bolas de três pontos convertidas; 28 minutos
Renaldas Seibutis: 12 pontos e três rebotes; 25 minutos
Jonas Valanciunas: dez pontos, cinco rebotes, três desperdícios de bola; 23 minutos
Domantas Sabonis: oito pontos, sete rebotes e três roubadas de bola; 24 minutos
Nigéria
Ike Diogu: 19 pontos, sete rebotes, três roubadas de bolas e três bolas de três pontos convertidas; 28 minutos
Michael Umeh: 17 pontos, quatro assistências e três bolas de três pontos convertidas; 26 minutos
Alade Aminu: 12 pontos; 21 minutos