No olho do furacão, Dillon Brooks é tudo o que Ja Morant precisa

Enquanto astro tenta sair de problemas, ala entra em ação com polêmicas para tirar o foco

Ja Morant Dillon Brooks Fonte: Mike Ehrmann / AFP

A situação de Ja Morant anda complicada no Memphis Grizzlies, mas ele vem recebendo toda a ajuda de Dillon Brooks. Não é nada muito difícil de entender, pois Brooks gosta de “aparecer”. No entanto, ultimamente, o especialista em defesa tem um motivo especial para isso: cortina de fumaça.

Morant foi suspenso, incialmente, por dois jogos, mas segue sem prazo para retornar às quadras. Após diversos episódios ruins para a carreira do jovem armador, a equipe resolveu dar um tempo para ele refletir. Enquanto aparecem mais evidências sobre a noite da live na boate, discussões internas acontecem para a direção tentar entender os próximos passos. Então, daí surge Brooks, cada vez mais polêmico.

Publicidade

Embora ele seja um personagem similar ao que já vimos na NBA, o ala possui todas as características que Memphis precisa. Brooks é “falador”, imponente, provocador. Tudo para servir como escudo para Morant. Apesar de tudo o que aconteceu recentemente na equipe, o volume das “pedras” em cima do All-Star diminuiu.

E é ótimo para todo mundo.

Sim, Ja Morant se perdeu em sua jovem carreira, mas Dillon Brooks está lá para ajudar a salvar. Não que Morant esteja em queda técnica ou física. É uma queda moral. E é como uma bola de neve. Tudo vai piorando, bem ao estilo Kyrie Irving.

Publicidade

Mas não. Morant não se parece como o jogador do Dallas Mavericks. Ele apenas está “rebelde demais” para o que a NBA é hoje. Comercialmente, é péssimo para a franquia, a liga e, claro, o próprio atleta.

Leia mais

A imagem de um jogador é tudo na NBA. Michael Jordan, por exemplo, foi associado a de um vencedor. Logo, grandes marcas foram atrás dele, como Nike, Gatorade e McDonald’s. O quanto elas cresceram com Jordan sendo o seu garoto-propaganda é algo imenso.

Publicidade

De acordo com dados da Forbes, Jordan recebeu, até 2020, cerca de U$1 bilhão da Nike. Mas sabe quanto a empresa já lucrou com a Jordan Brand? Mais uma vez, segundo os números da Forbes, mais de dez vezes o valor.

Já a Gatorade, que fazia algo em torno de US$220 milhões anuais em 1985, triplicou o valor de vendas, de acordo com a Packaged Facts Inc. Ou seja, o potencial comercial de atletas se tornou um investimento bastante rentável. Peter Vitulli, presidente da Gatorade Co., afirmou que os valores atuais superam US$1 bilhão.

Publicidade

Portanto, os problemas que Ja Morant causou recentemente vão além das quadras e é por isso que Dillon Brooks apareceu. Serve como escudo, mas serve para o povo se esquecer um pouco do que houve. Claro, não é um processo que acontece da noite para o dia, mas é o que precisa ser feito: resfriar a imagem.

Nike e Powerade

E Morant acabou de fechar dois patrocínios enormes. Primeiro, com a mesma Nike. A empresa criou uma linha exclusiva para o armador, substituindo uma outra: a de Irving.

Justamente.

E olha que a linha de Kyrie já estava sendo das mais vendidas, mas ele se envolveu em tantas polêmicas, que resolveram cancelar. Em novembro de 2022, o nono modelo de sua assinatura foi cancelado. E era um sucesso de vendas. Mas como a empresa vai se associar sua imagem a um jogador com tantos problemas?

Publicidade

No dia 1° de março, a Powerade anunciou o astro do Grizzlies como parceiro. Três dias depois, ele fez a live com uma arma. Que timing, hein?

Ja Morant Dillon Brooks

Divulgação / Powerade

Hoje (13), a empresa retirou tudo o que tinha com Morant de seus anúncios.

Publicidade

Embora a Nike e a Powerade tenham feito planos de tentarem salvar a imagem de seu pupilo, uma já caiu fora. A outra, ainda não se pronunciou após mais imagens surgirem. De acordo com o jornalista Sam Amick, do site The Athletic, a ideia era investir milhares de dólares na recuperação de Morant.

Parece que tudo pode piorar nos próximos dias. Então, ele vai precisar muito dos serviços de Brooks.

Dillon Brooks é o que, afinal?

O ala, de 27 anos, está no Grizzlies desde 2017. Ou seja, antes mesmo de Morant chegar. Apesar de não ser um grande jogador, o atleta é bom defensor em quadra e na imagem da franquia. Seu papel é fazer com que os olhos estejam voltados para ele, não para o ídolo da liga.

Publicidade

É uma espécie de corte de cabelo do Ronaldo, na Copa de 2002.

“Olhem aqui o meu cabelo, mas esqueçam que eu tenho uma lesão séria no joelho às vésperas de decisões em uma Copa do Mundo”.

Basicamente, é isso. Brooks está ali para defender os interesses de seu colega e de sua equipe. Então, ele vai provocar Draymond Green e Kyrie Irving. Ele sabe o que está fazendo, quem está provocando. Os dois vão responder, de alguma forma.

Publicidade

Green, por exemplo, fez um vídeo para “bater” em Brooks.

Deu certo.

Enquanto as discussões internas em Memphis acontecem, Brooks é quem aparece. Ele é quem leva “cascudos” da mídia, dos torcedores rivais e um clima é criado em torno disso. Durante vários dias, o embate com Green aconteceu e era o que repercutia. Então, faz sentido ele seguir provocando outros jogadores polêmicos.

Publicidade

Quanto mais caos, melhor.

Prazo para retornar às quadras

Bem, por enquanto, a situação de Ja Morant é muito ruim. Sua imagem está bastante arranhada e perder patrocínios não ajuda. O técnico Taylor Jenkins vai dando o seu jeito para manter Memphis nos primeiros lugares do Oeste. Mas, no momento, não tem um prazo para voltar.

Publicidade

A ideia é seguir escondendo o atleta. Se precisar, vai assim até o fim da temporada regular. Afinal, o Grizzlies tem uma boa campanha sem seu melhor jogador.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários