A defesa da NBA voltou a tona recentemente, com críticas de analistas e fãs, por ser uma fragilidade na liga. Assim, recentemente, o ex-astro Gilbert Arenas culpou os jogadores europeus pela defesa ruim atual. Um dos destaques da Europa da NBA, Nikola Vucevic desviou da fala do ex-jogador, mas reconheceu que é difícil de defender na NBA.
“Eu não tenho nada a comentar sobre [o comentário de Arenas], mas acho muito difícil defender na NBA”, afirmou Nikola Vucevic, em entrevista ao Amerikanos24.
Na análise do pivô do Chicago Bulls, as regras atuais da NBA favorecem jogadores ofensivos. Desse modo, fica cada vez mais difícil defender. Além disso, cade vez mais times têm muitas peças de ataque, como o caso do Los Angeles Clippers. Afinal, atualmente, a franquia tem James Harden, Kawhi Leonard e Paul George.
“Com a linha de três pontos e todo mundo arremessando tanto, você tem pelo menos três ou quatro caras que podem esquentar a qualquer momento. Isso cria tanto espaço, que deixa difícil defender atualmente, especialmente com o conjunto de habilidades que a NBA conta”, explicou.
“Por exemplo, o Clippers tem Harden com a bola. Mas também tem Ivica Zubac rodando no garrafão, enquanto Leonard, Paul George e Norman Powell estão na ala. Todo mundo pode arremessar e espalhar a defesa. Então, há muito espaço”, seguiu.
Leia mais sobre a defesa na NBA!
- Charles Barkley critica NBA por defesa
- Gilbert Arenas detona jogadores europeus por defesa na NBA
- Dejounte Murray detona defesa da NBA
Para Vucevic, também, a regra de três torna “difícil cobrir tanto espaço quando a bola está se movendo e os caras estão fazendo jogadas”.
Por fim, sobre os comentários e críticas à defesa, o pivô do Bulls entende que muitos vêm de pessoas que sequer jogaram no nível atual da NBA. Portanto, não entendem que na verdade é a força ofensiva que acaba deixando a defesa parecer ‘fraca’.
“As pessoas que não jogaram na NBA e não competiram neste nível, não entendem isso. E as vezes eu sei que na TV parece, mas ofensivamente os caras são muito bons e fazem parecer fácil”, contou. “Muitas pessoas dizem essas coisas apenas para chamar a atenção, mas não importa. Somos a melhor liga do mundo. Se não fosse, não teríamos todo esse seguimento”, completou.
Com 62 jogos na atual temporada, Vucevic é um dos jogadores mais consistentes do Bulls. Em 34.5 minutos por partida, o pivô tem médias de 18 pontos, 10.6 rebotes e 3.3 rebotes.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA