O pivô Nikola Jokic teve uma atuação histórica na vitória do Denver Nuggets sobre o New Orleans Pelicans, nesse domingo (6). Na partida disputada em Denver, decidida somente na prorrogação, o atual MVP da NBA só não fez chover em quadra. Jokic foi o grande responsável pelo triunfo de virada do Nuggets por 138 a 130. Afinal, ele terminou o duelo com números impressionantes: 46 pontos, 12 rebotes, 11 assistências, três roubos de bola e quatro tocos.
Além disso, o jogador sérvio acertou 16 dos 22 arremessos de quadra tentados e marcou 30 pontos contando apenas o quarto período e o tempo extra. Ou seja, Jokic carregou o time nas costas e, praticamente, ganhou o jogo “sozinho”.
De acordo com o portal StatMuse, apenas dois pivôs na história da NBA alcançaram no mínimo dois triplos-duplos de 40 ou mais pontos em uma temporada: Wilt Chamberlain e Jokic. Além disso, somente o sérvio e Chamberlain tiveram triplos-duplo de 45 ou mais pontos e com pelo menos 70% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Ainda segundo a publicação, o sérvio foi o primeiro jogador da liga a conseguir um triplo-duplo com 40 ou mais pontos e quatro tocos desde Lebron James, em 2010, pelo Miami Heat.
Jokic é exaltado por treinador e companheiro
Ao final da partida, o técnico Michael Malone comentou a atuação histórica de Nikola Jokic. Além disso, ele revelou que é uma honra treinar um jogador do calibre do pivô.
“Ele estava, acima de tudo, muito tranquilo no vestiário. Cara, ele é um assassino a sangue frio. É uma honra ter um jogador como Nikola na equipe, um verdadeiro MVP que sabe o que fazer para vencer. Fazer o que ele fez em quadra hoje só mostra a sua grandeza. Então, não preciso falar mais nada,” afirmou Malone.
Por fim, Aaron Gordon também exaltou a atuação histórica do companheiro de equipe. “Ele é diferenciado. Então, ele simplesmente assumiu o controle do jogo, cara. Trinta pontos no quarto período e na prorrogação? Enfim, isso é uma loucura.”
Briga pelo segundo MVP
Com mais uma atuação histórica, Nikola Jokic se consolida como um forte candidato ao MVP da temporada. Vencedor do prêmio em 2021/21, o pivô de 27 anos vem liderando o desfalcado Nuggets a uma campanha positiva na atual campanha. Hoje, o time de Denver é o sexto colocado da Conferência Oeste, com 38 vitórias e 26 derrotas.
Dessa forma, Jokic lidera a Corrida para o MVP, ranking divulgado semanalmente pela NBA. Nesta temporada, o jogador sérvio tem médias impressionantes: 25.8 pontos, 13.8 rebotes e 8.0 assistências, em 57 jogos. Além disso, o aproveitamento dele nos arremessos de quadra é de 57.1%.
Leia mais!
- Esqueça, o pivô da NBA não é mais o mesmo
- Pesquisa da ESPN prevê Embiid como MVP da temporada
- Nikola Jokic lidera corrida ao MVP da temporada
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: