Nikola Jokic se torna o líder em assistências da história do Nuggets

Atual bi-MVP da NBA, pivô sérvio quebrou o recorde do lendário Alex English

Nikola Jokic assistências Nuggets Fonte: Garrett Ellwood / AFP

Atual bi-MVP da NBA, Nikola Jokic se tornou o líder em assistências da história do Denver Nuggets. A marca foi alcançada nessa quarta-feira (18), quando o time do Colorado venceu o Minnesota Timberwolves por 122 a 118. Para variar, o pivô sérvio foi o destaque da partida. De quadra, ele alcançou o 14º triplo-duplo na temporada: 31 pontos, 11 rebotes e 13 assistências.

Ao final do jogo histórico, Nikola Jokic falou sobre o significado de ser o líder de assistências do Nuggets em todos os tempos. O craque, sobretudo, foi humilde em sua resposta.

Publicidade

“Acho que essa marca significa que meus companheiros gostam de jogar comigo. Para ser honesto, provavelmente é a primeira vez que me sinto orgulhoso como jogador de basquete. Enfim, só quero ser lembrado como um jogador coletivo. Afinal, o time vem sempre em primeiro lugar”, afirmou o camisa 15 do Nuggets.

Assim, com os 13 passes decisivos contra o Timberwolves, Jokic ultrapassou o lendário Alex English, considerado o principal nome da franquia até o crescimento do pivô. Agora, o sérvio tem 3.686 assistências com a camisa de Denver, enquanto o ex-ala ficou com 3.679.

Publicidade

Além de ser o líder do Nuggets em assistências, Nikola Jokic detém o recorde de triplos-duplos da franquia (90). Aliás, outra marca que o pivô deverá derrubar, em breve, é a de rebotes. Afinal, Dan Issel é o maior reboteiro da história da equipe (6.630), mas Jokic vem logo atrás (5.906).

Como possui contrato com o Nuggets até 2028, o sérvio de 27 anos tem tudo para quebrar vários recordes pela franquia.

Leia Mais!

Nesta temporada, Jokic tem números impressionantes: 25,1 pontos, 11 rebotes e 9,9 assistências, ou seja, quase um triplo-duplo de média. Além disso, se tornou o terceiro jogador na história da liga a fazer um triplo-duplo de pelo menos 40 pontos, 15 rebotes e 15 assistências. De acordo com a ESPN, apenas James Harden, em 2016, e Oscar Robertson, em 1961 e 1962, alcançaram tal combinação.

Publicidade

Em 2022/23, Jokic também conseguiu outro feito histórico: se tornou o terceiro atleta, na história, a registrar um triplo-duplo de pelo menos 40 pontos e 25 rebotes. Anteriormente, apenas os lendários Wilt Chamberlain e Elgin Baylor alcançaram a marca.

Tri-MVP?

Assim, o grande destaque do líder da Conferência Oeste caminha a passos largos para conquistar o terceiro MVP seguido da NBA. Atualmente, o pivô é o líder da corrida ao principal prêmio individual da liga.

Publicidade

Vale dizer que um tri-MVP não ocorre na NBA há quase 40 anos. Até hoje, apenas 12 jogadores conquistaram dois prêmios consecutivos em 67 anos, mas só três deles atingiram a “trinca”. Caso consiga a honraria, Jokic se juntaria aos lendários Bill Russell (1961-63), Wilt Chamberlain (1966-68) e Larry Bird (1984-86).

No entanto, Jokic garante que prêmios e recordes nunca foram parte dos seus planos na NBA.

“Não jogo aqui por recordes, triplos-duplos e prêmios. Os MVPs, por exemplo, vão significar um pouco mais para mim quando encerrar a minha carreira. Não é com esse tipo de reconhecimento em mente que jogo. É claro que você fica contente, certamente, quando consegue algo assim. No entanto, isso nunca foi o que mirei na NBA”, revelou o pivô sérvio, em entrevista ao portal EuroHoops.

Publicidade

Por fim, é bom lembrar que Jokic foi apenas a escolha 41 do Draft de 2014. Desde então, o sérvio evoluiu de forma assustadora. Portanto, não é exagero afirmar que ele é o maior jogador da história do Nuggets e um dos melhores pivôs de todos os tempos.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários