A presença do Denver Nuggets nas Finais da NBA passa, principalmente, por dois jogadores: Nikola Jokic e Jamal Murray. O desempenho dos atletas nos playoffs de 2023 até motiva comparações. Para Kirk Goldsberry, da ESPN, a dupla do time do Colorado é a melhor em uma pós-temporada desde Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, pelo Los Angeles Lakers.
“É tentador dizer que Nikola e Jamal formam a melhor dupla que já vimos em playoffs desde Kobe e Shaq. Murray tornou-se o segundo jogador com média de 30 pontos em diferentes séries, juntando-se a Kevin Durant. Jokic, por sua vez, é o terceiro jogador na história da liga a conseguir triplos-duplos nas finais do Oeste”, afirmou o analista.
E, realmente, os números das duas estrelas são surpreendentes. O pivô sérvio, afinal, está no topo de todas as estatísticas. Em pontos, é o quarto da pós-temporada, com 29.9 por jogo. Em assistências (10.3) e rebotes (13.3), primeiro e segundo, respectivamente. Assim, chega às Finais da NBA com médias de triplo-duplo.
Murray, por outro lado, não fica distante do duas vezes MVP da liga. Em pontos, é o nono melhor, com 27.7. Além disso, contribuiu com 6.1 assistências e 5.5 rebotes em 15 jogos disputados nos playoffs.
“Estes feitos individuais são espetaculares, mas agora o detalhe assustador: eles estão no seu melhor quando jogam juntos. A dupla Jokic-Murray tornou-se imparável, tanto em passes como em ações de pick-and-roll”, destacou o analista.
Leia mais!
- Técnico do Nuggets compara Nikola Jokic a Tim Duncan
- Dwight Howard: “Eu dominaria Nikola Jokic em meu auge”
- Para Damian Lillard, Nikola Jokic é o provável melhor jogador da NBA
O entrosamento de Nikola Jokic e Jamal Murray é comprovado pelos 24.5 pontos feitos, em média, em jogadas conjuntas nos playoffs. De acordo com levantamento do portal Second Spectrum, este é o maior número criado por dois jogadores nos últimos cinco anos em pós-temporadas.
Por fim, Goldsberry compara o crescimento de Jimmy Butler nos playoffs, em relação a temporada regular, com os astros de Denver. Apesar da ascensão do craque do Miami Heat, a evolução de Jokic e Murray é ainda maior.
“Murray tem média de 16.9 pontos na sua carreira durante a temporada regular. Esse número sobe para 25.4 pontos nos playoffs. Então, é a maior diferença de um jogador na história da NBA com pelo menos 20 jogos de pós-temporadas disputados. O segundo desta lista é Jokic que foi de 20.2 pontos para 27.3”, completou o analista.
Finais
Graças ao desempenho de Jokic e Murray, Denver alcançou, pela primeira vez na história, as Finais da NBA. Antes da dupla, os melhores resultados foram três finais do Oeste, diante do Los Angeles Lakers.
Contra o time angelino, dessa vez, o resultado foi diferente. Isso porque o Nuggets levou a melhor em quatro jogos, “varreu” o rival e fez história em 2022/23.
Agora, para conquistar o título, precisa passar pelo Miami Heat. Logo, a tarefa não deve ser fácil, já que o adversário eliminou grandes favoritos, como Milwaukee Bucks e Boston Celtics.
Conseguir o troféu Larry O’Brien pode comprovar a comparação de Goldsberry. Afinal, enquanto Jokic e Murray alcançaram suas primeiras finais, Shaq e Kobe conquistaram três campeonatos pelo Lakers.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp