Nikola Jokic é o MVP da NBA pela terceira vez

Craque sérvio é apenas o nono jogador a vencer o prêmio por pelo menos três vezes na carreira

Nikola Jokic MVP NBA Fonte: Reprodução / X

Nikola Jokic do Denver foi eleito MVP da temporada 2023/24 da NBA. Ele vence o prêmio pela terceira vez na carreira. O sérvio se tornou amplo favorito para o prêmio de jogador mais valioso da liga e confirma o favoritismo nesta quarta-feira (8). O atual campeão e MVP das finais, se consolida ainda mais como um jogador histórico na liga.

Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder, terminou na segunda posição. Luka Doncic, do Dallas Mavericks, terminou no terceiro lugar para a premiação. Destaque também para Jalen Brunson, do New York Knicks, que ficou como quinto colocado.

Jokic que já era um dos 15 jogadores a receber o prêmio por mais de uma vez, agora se junta a um grupo ainda mais seleto. Afinal, somente outros oito atletas venceram o prêmio por pelo menos três vezes: Kareem Abdul-Jabbar, Michael Jordan, Bill Russell, LeBron James, Wilt Chamberlain, Moses Malone, Magic Johnson e Larry Bird.

Publicidade

Portanto, ele ultrapassa nomes históricos até mesmo dos tempos atuais, como por exemplo, Stephen Curry, Tim Duncan, Kobe Bryant e Kevin Durant, entre outros. Aliás, é o terceiro MVP de Nikola Jokic na NBA, nos últimos quatro anos. Do grupo citado acima, apenas Jordan e Malone não conseguiram o mesmo feito.

O Denver Nuggets também se torna a terceira equipe a ter o jogador mais valioso da liga em seu elenco por três temporadas. Eles se juntam a: Boston Celtics, Los Angeles Lakers, Philadelphia 76ers, Chicago Bulls, Milwaukee Bucks, Houston Rockets, San Antonio Spurs, Phoenix Suns e Golden State Warriors.

Publicidade

Leia mais!

O camisa 15 liderou o Nuggets em sua campanha de 57 vitórias e 25 derrotas em 2023/24. Eles dividiram a liderança com o Oklahoma City Thunder, mas perderam nos critérios de desempate.

A campanha, no entanto, é muito boa, principalmente pelas perdas que a equipe teve no mercado da NBA. Muitos duvidaram da força de Denver na fase regular, sobretudo, com um elenco mais enxuto. Ainda assim, com grandes desempenhos do craque, eles se mantiveram como um dos melhores times do mundo.

Publicidade

Suas médias foram de 26.4 pontos, 12.4 rebotes, nove assistências e 1.4 roubo de bola. Além disso, acertou 58.3% dos arremessos de quadra e 35.9% nas bolas de três. Ou seja, quase um triplo-duplo por jogo, e com enorme eficiência para isso.

Além das vitórias em 2021 e 2022, Jokic também esteve no páreo para vencer o prêmio em 2023, mas foi derrotado por Joel Embiid do Philadelphia 76ers. O vencedor de 2023 também era um forte concorrente no começo da atual campanha, mas sua lesão no joelho o tornou inelegível ao prêmio.

Publicidade

Já faziam mais de dez anos que um atleta não atingia seu terceiro MVP na NBA. Desde que LeBron James venceu o prêmio em 2012, ninguém havia chegado a terceira conquista. O pivô conseguiu.

Jokic foi eleito o melhor jogador da temporada com 79 votos para primeiro lugar, 18 para segundo e dois para terceiro da lista. Na segunda posição, Gilgeous-Alexander recebeu 15 votos para vencer, 40 como segundo colocado e 40 como terceiro. Completando o pódio, Luka Doncic teve apenas quatro indicações para vencer o prêmio, 38 como segundo melhor e 50 para ser o terceiro.

Publicidade

Além disso, Giannis Antetokounmpo, Jalen Brunson, Jayson Tatum, Anthony Edwards, Domantas Sabonis e Kevin Durant também receberam votos.

Drama nos playoffs

Apesar do prêmio, Jokic agora precisa salvar a temporada de seu time. Afinal, após dois jogos em casa contra o Minnesota Timberwolves, a equipe sofreu duas derrotas. A equipe do defensor do ano, Rudy Gobert, está defendendo os campeões de forma brilhante.

Publicidade

O próximo duelo entre eles é apenas na sexta-feira (10). O sérvio ainda se mostrou confiante de que a equipe possa reagir. Em coletiva de imprensa, ele citou que é hora de lutar.

“Agora não é hora de dar desculpas. Vamos ir até lá, lutar e tentar trazer a série de volta para jogarmos mais uma vez em Denver. Temos que nos dar uma chance ao menos, passa por vencer lá”, afirmou.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários