Nikola Jokic superou uma marca histórica de Kareem Abdul-Jabbar. De acordo com a ESPN, o astro se tornou o líder de assistências entre pivôs na história da NBA ao superar o lendário jogador. O recorde foi alcançado após o sérvio distribuir 11 passes para pontos na vitória do Denver Nuggets sobre o Orlando Magic.
Com a marca, Nikola Jokic chegou a 5.667 assistências na carreira. O antigo líder, Kareem Abdul-Jabbar, registrou 5.660 ao longo da histórica passagem na liga. O astro do Nuggets, aliás, aparece com mais de mil assistências à frente do terceiro colocado, Wilt Chamberlain, que acumulou 4.643 passes decisivos.
Um detalhe sobre o recorde de Jokic é o tempo que ele demorou para alcançá-la. O sérvio, por exemplo, precisou de 771 jogos para chegar ao topo na estatística entre pivôs. Kareem Abdul-Jabbar, por outro lado, terminou a carreira com 1.560 jogos. Desta forma, o astro do Nuggets não chegou nem a metade das partidas do lendário pivô.
Ao superar Kareem Abdul-Jabbar, desta forma, Nikola Jokic se coloca de vez no topo entre pivôs passadores. Em mais de 75 anos de NBA, nunca nenhum outro jogador da posição conseguiu ter tanta facilidade para encontrar colegas de equipe. O sérvio, por exemplo, tem 7.4 assistências de média na carreira. A segunda maior marca pertence a Wilt Chamberlain, com 4.4.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (17/12/2025)
- Heat sondou mercado para troca de Andrew Wiggins
- Raptors mira troca por LaMelo Ball
Nikola Jokic, aliás, lidera toda a liga em assistências na temporada. Em 26 jogos pelo Denver Nuggets, o pivô tem média de 10.9 passes decisivos por partida. O segundo é Cade Cunningham, do Detroit Pistons, que tem um índice de 9.2 por partida. Ou seja, o sérvio tem uma larga vantagem.
A média de Jokic é ainda mais impressionantes pelos demais números. O sérvio do Nuggets, por exemplo, também lidera a NBA em rebotes, com 12.3 rebotes, enquanto ainda adiciona 29.6 pontos ao Nuggets por jogo. Para Brian Windhorst, da ESPN, os feitos camisa 15 são comparáveis aos de Wilt Chamberlain no auge.
“Não era vivo quando Wilt Chamberlain tinha essas atuações. A gente ouve histórias, então, de quem esteve lá. E há os registros, claro. Teve anos com médias de 50 pontos e 25 rebotes. Fez um caminhão de quádruplos-duplos, mas os tocos ainda não contavam. Eu não sei se acredito em tudo isso. No entanto, posso dizer que Nikola está jogando como Wilt agora, em nossos tempos”, cravou o jornalista.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

