Nigéria vence Angola e se garante no Rio 2016

Seleção nigeriana venceu a Copa da África pela primeira vez na história

Fonte: Seleção nigeriana venceu a Copa da África pela primeira vez na história

A seleção nigeriana conquistou o título inédito da Copa da África e se juntou a Estados Unidos, Brasil e Austrália como equipes garantidas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Inicialmente no grupo A do torneio organizado pela FIBA, a Nigéria venceu Uganda e República Centro-Africana, mas ficou com a segunda colocação do quadrangular após perder para a Tunísia. No mata-mata, vitórias fáceis sobre Moçambique por 83 a 47 e contra a seleção do Gabão, por 88 a 64.

O time liderado pelo ala Al-Farouq Aminu – contratado pelo Portland Trail Blazers – se encontrou com Senegal na semifinal, que não foi capaz de parar a Nigéria mesmo com 20 pontos e 16 rebotes do pivô Gorgui Dieng.

Publicidade

Na final disputada no último domingo (30), a seleção nigeriana enfrentou o time de Angola, atual campeão do torneio africano. Após primeiro quarto apertado, Olaseni Lawal, Chamberlain Oguchi e Aminu brilharam, alcançando 27 pontos nos dez minutos seguintes, levando a Nigéria com uma vantagem de 13 pontos.

A equipe manteve o a diferença durante todo o segundo tempo e conquistou o título da Copa da África com o placar de 74 a 65. MVP do torneio, Oguchi terminou a partida como cestinha com 19 pontos, enquanto Aminu marcou apenas quatro, mas contribuiu com 12 rebotes, maior número no jogo.

Publicidade

Com o título, a Nigéria garantiu sua segunda participação seguida em olimpíadas. Em 2012, a equipe se classificou para os jogos de Londres após o 3º lugar no torneio pré-olímpico, e terminou com a décima colocação geral nas Olimpíadas, ficando marcada pelo jogo contra os Estados Unidos, quando os americanos quebraram os recordes de pontos marcados por um time nos Jogos Olímpicos com 156.

Angola e Tunísia disputarão uma vaga para os jogos do Rio no qualificatório mundial em 2016, que já conta com a Nova Zelândia, e terá novos participantes confirmados ao final dos torneios das Américas, Europa e Ásia.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários