O Phoenix Suns tem razões de sobra para lembrar do recrutamento de 2011 com um gosto bem amargo. A franquia teve a chance e interesse em selecionar o astro Kawhi Leonard com a 13ª escolha geral, mas descartou a possibilidade por motivo que, hoje, pode parecer bastante banal: o então gerente-geral Lance Blanks e sua comissão ficaram impressionados negativamente com uma entrevista do ala.
Segundo Paul Coro, do jornal The Arizona Republic, dirigentes e olheiros presentes no Draft Combine se assustaram com o nervosismo do jogador, que suou a ponto de molhar seu terno, no encontro com a equipe. Blanks, que estava conduzindo o primeiro processo de recrutamento como GM do time, já tinha dúvidas sobre o prospecto por conta de seu arremesso, na época, ruim.
O Suns selecionaria o ala-pivô Markieff Morris com a 13ª escolha do draft e, duas posições depois, o San Antonio Spurs fecharia uma troca com o Indiana Pacers para adquirir Leonard com a 15ª seleção. Em fevereiro do ano passado, a franquia do Arizona negociou Morris por uma seleção protegida no último recrutamento – que tornou-se o pivô grego Georgios Papagiannis.