De acordo com Carlos Nunes, presidente da CBB, Nenê e Leandro Barbosa serão convocados para as Olimpíadas de Londres, que acontecerá entre os meses de julho e agosto.
Os dois jogadores não atuaram no Pré-Olímpico e havia muita especulação sobre a participação de ambos no evento deste ano.
Nenê, pivô do Washington Wizards, já teve sérios problemas com a entidade, desde quando saiu do Vasco para jogar na NBA. Na época, o time do Rio de Janeiro pediu uma indenização ao jogador e a CBB ficou do lado da equipe. Posteriormente, Nenê, que pouco falou sobre o assunto em sua carreira, ainda esteve atuando pela seleção, mas voltou a não participar de outras competições.
Um dos motivos seria o contrato do jogador. Nenê optou por deixar o acordo antigo que tinha com o Denver Nuggets para tornar-se agente livre irrestrito. No entanto, ele reassinou com a equipe. Nesse período, caso se machucasse jogando pela seleção, poderia ficar sem contrato na NBA.
Já Barbosa, do Indiana Pacers, tinha uma contusão no pulso. Depois, foi jogar pelo Flamengo enquanto a NBA estava em greve, porém mais de um mês depois do Pré-Olímpico.
“Com a integração de Nenê, Leandrinho, Varejão, Splitter e Marcelinho Huertas, vamos formar uma equipe com competência para buscar o ouro”, afirmou Nunes.
O Brasil classificou-se depois de ficar fora de três edições dos Jogos Olímpicos. O técnico argentino Rubén Magnano deverá anunciar no mês de junho.