NBB – Corrida para o MVP Jumper Brasil – Semana 1

Sete especialistas votaram para definir os cinco melhores jogadores da primeira semana do NBB

Lucas Dias Franca Fonte: Foto: João Pires/LNB

NBB – Corrida para o MVP Jumper Brasil – Semana 1

Entre agosto e setembro, com o intuito de expandir a cobertura do basquete feminino, o Jumper Brasil trouxe semanalmente a ‘Corrida para o MVP da WNBA‘. Agora, o objetivo é valorizar e fortalecer o basquete nacional. Então, chegou a hora de apresentar a Corrida para o MVP do NBB!

Nesta coluna semanal, nós convidamos sete produtores de conteúdo sobre basquete nacional para votar nos melhores jogadores de cada semana do Novo Basquete Brasil.

Publicidade

Antonio Carlos Jr – redator do Jumper Brasil

Diego Marcondes – redator do Jumper Brasil

Enéas Lima – jornalista e criador do blog Garrafão Rubro-Negro

Publicidade

Georgios Tsoukas – redator do Jumper Brasil

Gustavo Lima – editor do Jumper Brasil

Karine Nascimento – repórter esportiva

Publicidade

Lucas Guanaes – jornalista e fundador do site Locomotiva Esportiva

Cada pessoa tem direito a escolher cinco atletas para sua lista, sendo que o primeiro recebe cinco pontos, o segundo recebe quatro… e assim por diante.

No final, os votos são somados e os cinco jogadores de maior pontuação entram no ranking da disputa do MVP da WNBA. Os votos de cada semana serão somados aos da semana anterior, fazendo com que a consistência das atletas, e das equipes, sobressaia às atuações excepcionais durante a temporada.

Publicidade

 

5. Felipe Ruivo

Posição: PG Time: Paulistano Idade: 22
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
30.8 15.3 2.5 4.0 1.5 0 59.5 50 81.8

Publicidade

Em sua quinta temporada no NBB – segunda com o Paulistano – Felipe Ruivo finalmente vem realizando o potencial que todos sabíamos que tem. O armador assumiu a titularidade da equipe após a saída de Yago Mateus e vem correspondendo às expectativas. Agressivo em direção à cesta, Ruivo fechou a primeira semana de disputa com média de 15.3 pontos, com aproveitamento de 59.5% nos arremessos de quadra e 50% da linha de três pontos, além de distribuir quatro assistências por partida. Seu desempenho foi fundamental para que o Paulistano, vice-campeão Paulista, iniciasse o NBB 13 com quatro vitórias consecutivas.

 

4. Shaquille Johnson

Posição: SF Time: Minas Storm Idade: 30
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
30.4 17 3.7 4.7 1.3 0.3 54.8 46.7 90.9

Publicidade

Desconhecido em quadras brasileiras, Shaquille Johnson talvez seja a grande surpresa deste início de NBB. O ala de 30 anos chegou do Urunday Universitario, do Uruguai, e assumiu a função de scorer no Minas. Presente em três dos cinco jogos da equipe minastenista, Johnson possui médias de 17 pontos e 4.7 assistências. Destaque para os 20 pontos, quatro assistências de três bolas roubadas no triunfo contra a Unifacisa. 

 

3. Alexey Borges

Posição: PG Time: Bauru Basket Idade: 25
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
35.3 16.5 2.5 7.5 1.8 0 52.2 42.9 91.7

Publicidade

Um dos mais votados para o prêmio de melhor reserva do NBB 12, Alexey Borges deixou o banco e assumiu a titularidade do Bauru Basket nesta temporada. O armador teve médias de 16.5 pontos, 7.5 assistências e 1.8 roubos de bola, além de 52% nos arremessos de quadra e foi fundamental para o início arrasador da equipe bauruense, que segue invicta após quatro partidas. Logo na estreia, Alexey deixou 25 pontos e nove assistências em duelo contra o Mogi, sua ex-equipe.

 

2. Georginho de Paula

Posição: PG Time: São Paulo Idade: 24
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
29.4 14.8 9.3 7 2.0 0.5 48.7 9.1 87

Publicidade

MVP da última temporada, Georginho mostrou na primeira semana do NBB 13 que vai brigar pelo bi. Logo na estreia, o armador do São Paulo deixou um triplo-duplo (21 pontos, 14 rebotes e dez assistências) contra o rival Corinthians. Nos três jogos seguintes foram mais dois duplos-duplos e duas vitórias. O mais impressionante é que Georginho vem mantendo o nível de atuação da temporada passada, mesmo jogando cerca de oito minutos a menos por partida. Do outro lado, o ponto negativo é o baixo aproveitamento (9%) na linha de três pontos.

 

1. Lucas Dias

Posição: PF Time: Franca Idade: 25
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
35.4 26.0 4.8 2.2 0.2 0.6 49.3 39.1 89.6

Publicidade

A derrota para o Corinthians na estreia do NBB causou preocupação para o Franca, mas Lucas Dias tratou de jogar os problemas para longe. Em cinco jogos neste início de temporada, o ala-pivô francano vem com médias de 26 pontos e é o principal responsável pela equipe paulista somar quatro vitórias. Entre os dias 14 e 21 de novembro, Lucas Dias anotou 22 pontos contra o Pinheiros, 29 no Cerrado Basquete, deixou mais 28 no Mogi e fechou a semana com 31 pontos e dois tocos na vitória sobre o São Paulo. Veterano em sua décima temporada no NBB, Lucas Dias larga na frente como principal candidato à MVP da competição.

 

Também receberam votos: Desmond Holloway (Fortaleza Basquete Cearense), David Nesbitt (Minas), Stefano Pierotti (Campo Mourão), Gabriel Jaú (Bauru) e Olivinha (Flamengo)

Confira a pontuação geral

1 – Lucas Dias – 35 pontos
2 – Georginho de Paula – 19 pontos
3 – Alexey Borges – 16 pontos
4 – Shaquille Johnson – 10 pontos
5 – Felipe Ruivo – 8 pontos
6 – Desmond Holloway – 8 pontos
7 – David Nesbitt – 4 pontos
8 – Stefano Pierotti – 3 pontos
9 – Gabriel Jaú – 1 ponto
10 – Olivinha – 1 ponto

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários