No próximo sábado (27) começa o torneio de intertemporada do NBB: a Copa Super 8. A competição reúne os oito primeiros colocados do primeiro turno da elite do basquete brasileiro. O formato garante muita emoção com jogos eliminatórios. Ou seja, inicia nas quartas de final e os confrontos são sempre definidos em partidas únicas. Confira, então, o guia com todas as informações da sexta edição da Copa Super 8.
O torneio inicia no dia 27 de janeiro e a final está marcada para o dia 3 de fevereiro. Portanto, a Copa tem duração de uma semana. O formato é simples. No molde “olímpico”, o primeiro colocado ao término do primeiro turno enfrenta o oitavo. Assim, o segundo encara o sétimo, o terceiro duela contra o sexto e, por fim, quarto e quinto lugares fazem o último confronto das quartas de final.
Nas outras edições, a Super 8 garantiu ao campeão uma vaga na disputa da Basketball Champions League Américas (BCLA), que é o principal torneio continental de basquete. No entanto, por um imbróglio entre a Liga e a Confederação, ainda não está garantido esse prêmio para a atual disputa.
Os times classificados em 2024 são: (1º) Flamengo, (2º) Minas, (3º) Franca, (4º) Vasco, (5º) Paulistano, (6º) Unifacisa, (7º) Fortaleza Basquete Cearense e (8º) Bauru.
O mando de quadra é definido pela melhor campanha. Dessa forma, o Flamengo, que terminou o primeiro turno como líder, terá sempre vantagem de jogar em casa caso avance de fase.
Além disso, vale lembrar que o Jumper Brasil vai exibir o duelo entre Minas e Fortaleza, no sábado, às 19h. A transmissão começa às 18h30 com um pré-jogo especial. Você pode acompanhar tudo ao vivo e com imagens no nosso canal do YouTube. Mas, não para por ai. Também traremos a grande decisão, no dia 3 de fevereiro, no nosso canal.
Leia mais sobre o NBB!
- Segundo turno do NBB: Grade de transmissões do Jumper Brasil
- Às vésperas do Super 8, Minas mantém melhor campanha do NBB; veja a classificação
- Boletim de rumores e notícias do NBB (06/01)
Nas semifinais, o chaveamento já é definido. Assim, quem triunfar entre Flamengo x Bauru enfrenta o o melhor entre Vasco x Paulistano. Por outro lado, o vencedor de Franca x Unifacisa encara quem levar a melhor entre Minas e Fortaleza. As semifinais, aliás, estão marcadas para os dias 30 e 31 de janeiro. Ambas, às 20h.
Histórico
Este será o sexto ano do torneio de intertemporada do NBB: a Copa Super 8. Então, a competição teve início em 2018. Desde então, apenas três times sagraram-se campeões. São eles: Flamengo, Franca e Minas. Isso porque o rubro-negro venceu a primeiro edição ao superar o Franca, no Pedrocão. Marquinhos, aliás, foi eleito o MVP.
No ano seguinte, o troco. Afinal, foi a vez o time francano ir ao Rio de Janeiro e vencer o Flamengo na Arena Carioca 1. O triunfo, aliás, veio com uma virada espetacular no último quarto. Rafael Hettsheimeir foi o nome do jogo com 28 pontos e também sagrou-se MVP do torneio.
O clube carioca venceu sua segunda Super 8 em 2021. O adversário, dessa vez, foi o São Paulo. Ainda em pandemia, a competição foi disputada sem torcida. Na ocasião, o ídolo Olivinha foi o melhor jogador do torneio.
Em 2022, finalmente um campeão inédito. O Minas disputou a final contra o São Paulo, em Belo Horizonte e levou a melhor. A disputa foi decidida nos segundo finais e o triunfo veio por apenas um ponto de diferença. Gui Santos, hoje o único brasileiro na NBA, estava no elenco mineiro. Mas o MVP foi Gui Deodato, que hoje defende o Flamengo.
Na última edição, o Franca conquistou o bicampeonato da Copa Super 8 do NBB. No ano em que o time do interior paulista venceu todos os torneios que disputou, não foi diferente nesta competição. Dominante, o atual campeão venceu bem o rival Flamengo. Como resultado, David Jackson foi eleito o melhor jogador.
Títulos
2018: Flamengo
2020: Franca
2021: Flamengo
2022: Minas
2023: Franca
Líderes nas principais estatísticas
A lista dos jogadores que lideram as principais estatísticas da Super 8 conta com nomes de expressão. Bruno Caboclo, um dos principais nomes da seleção brasileira, por exemplo, é o atleta com maior média de pontos por jogo. O astro defendeu o São Paulo no período e acumulou 19 pontos de média nos três jogos que disputou. Da mesma forma, tem a maior média de rebotes: dez por duelo.
Dos nomes que participarão em 2024, Fuzaro, do Minas, é o principal cestinha por partida com média de 18 pontos em quatro jogos na história. Marquinhos, por sua vez, defenderá o Vasco, acumula 17.2 pontos por partida em incríveis 14 jogos disputados. Com esse número, aliás, o veterano de 39 anos é o jogador com mais partidas na história da competição.
Além disso, ele ostenta a marca de maior número de pontos totais: 242. Ou seja, 81 pontos a mais que Hettsheimeir, segundo colocado na lista. O craque também é o líder no total de cestas de três pontos (35) e eficiência (239).
Em rebotes totais, Olivinha tem a melhor marca: 78 em 12 jogos. Atrás dele vem Lucas Dias, do Franca, com 68 rebotes em dez partidas.
O jogador com mais assistências na história da Super 8 também estará na edição de 2024. Isso porque o armador Franco Balbi retornou ao Flamengo nesta temporada. O argentino tem média de 5.3 assistências em 11 confrontos. Do mesmo modo, ele também acumula o maior número de assistências totais: 59.
Confira o calendário de transmissões
Quartas de final
27/01: Franca x Unifacisa (17h) – TV Cultura e YouTube do NBB
27/01: Minas x Fortaleza BC (19h) – YouTube do Jumper Brasil
28/01: Vasco x Paulistano (11h) – SporTV 2
28/01: Flamengo x Bauru (16h) – SporTV 2
Semfinais
30/01: Minas ou Fortaleza BC x Sesi Franca ou Unifacisa (20h) – SporTV 2
31/01: Flamengo ou Bauru x Vasco ou Paulistano (20h) – YouTube do NBB
Final
03/02: 17h – Youtube do Jumper Brasil
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA