Insider do The Athletic, Shams Charania confirmou nesta quarta-feira (28) que a NBA finalizou uma nova regra para limitar atletas “espertinhos”. De acordo com informações, a liga quer evitar que ações não relacionadas ao basquete sejam usadas para gerar falta. A nova recomendação será testada na Summer League, em agosto, e estará em vigor a partir da temporada 21-22.
As ações às quais a NBA se refere dizem respeito a movimentos feitos para “enganar” os juízes. Trae Young, do Atlanta Hawks, e James Harden, do Brooklyn Nets, por exemplo, são jogadores que sabem provocar faltas e confundir a marcação oficial. Uma das jogadas sujas mais famosa é quando um jogador faz o movimento de arremesso que gera uma agitação incomum das pernas quando “pulam”. O objetivo é fazer o árbitro acreditar que o adversário interferiu na sua mecânica.
Apesar desse tipo de jogada ser anti-jogo, o Bleacher Report exemplifica ainda mais que os jogadores parecem gostar da trapaça. Um bom exemplo disso é Trae, que cobrou 16 lances livres em uma partida diante do Brooklyn Nets. Após a partida, o técnico rival Steve Nash reclamou com a arbitragem argumentando que “isso não é basquete”. Young então respondeu que “aprendeu muito sobre como desenhar faltas” com o treinador.
NBA x REGRAS
A regra deve ser mais uma a gerar reclamação, principalmente dentro da Associação de Jogadores da NBA. Desde o início da pandemia, a liga tem implementado novas regras em praticamente todo o sistema de disputa da liga. Além das mudanças dentro de quadra, o play-in chegou para definir a última vaga para os playoffs e transformou o regulamento de classificação. A repescagem surgiu durante a bolha de Orlando em 2020 e teve sequência em 2020-21.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER