Bam Adebayo fez história com um triplo-duplo impressionante pelo Miami Heat, mas a NBA não deixou. A liga revisou as estatísticas da vitória da franquia da Flórida contra o Los Angeles Lakers e retirou um dos seus rebotes na partida. Assim, o pivô foi o dono do primeiro e único triplo-duplo com 20 rebotes da história do time por algumas horas. O técnico Erik Spoelstra prostestou contra a decisão da NBA.
“Eu só soube da notícia quando saímos do avião. Antes de tudo, a liga foi uma ‘estraga prazeres’ e acabou com a festa. Bam teve uma atuação de muita força e imposição no garrafão. Então, para que mexer nisso? Deixe que seja! Eles concluíram, por exemplo, que um ‘tapinha’ não foi rebote? Por que desfazer a história por isso? Por fim, são 20 rebotes para mim”, reclamou o experiente treinador.
Com isso, oficialmente, Adebayo concluiu o confronto com 22 pontos, 19 rebotes e dez assistências. É o sexto triplo-duplo de sua carreira em temporadas regulares, mas não foi o bastante para isolá-lo nos livros de recordes do Heat. Ele compartilha com a honra do TD com mais rebotes da história da organização com Lamar Odom. Perder a marca isolada, no entanto, não o incomoda.
“Para ser sincero, isso tanto faz para mim. Já vi muitos caras terem as suas estatísticas corrigidas para menos, mas ninguém nunca fala nada. Então, tudo bem. Sem problema, pois isso faz parte do jogo. Servirá como uma motivação, além disso, para que faça de novo em breve. E, da próxima vez, eu vou me certificar de pegar esse 20o rebote”, cravou o especialista defensivo.
Leia mais sobre o Miami Heat
- Gabe Vincent revela motivo para saída do Miami Heat
- Gilbert Arenas menospreza cultura do Heat: “Não constrói time campeão”
- “Indiana Pacers é melhor do que o Miami Heat”, crava analista
Liderança
As estatísticas são importantes, mas todos sabem que os números podem ser enganosos sobre o impacto de um atleta. Não é o caso com a atuação de Adebayo contra o Lakers. Spoelstra, aliás, acredita que eles podem não fazer jus à da influência do pivô na vitória por um ponto de diferença. A sua presença fora de quadra e nos tempos foi tão grande quanto a dominância no garrafão.
“Bam realmente nos motivou nos momentos decisivos da partida. Ele foi o jogador mais vocal nas paradas técnicas, enquanto cobrava o melhor rendimento e esforço de todos. Deu ênfase especial à defesa. Em síntese, isso é o que um líder faz. Teve uma enorme participação nessa vitória porque foi o coração da equipe hoje”, exaltou o técnico bicampeão da liga.
Adebayo nem sempre é a liderança mais vocal dentro do elenco do Heat, segundo alguns dirigentes da equipe. Mas, quando combina isso ao basquete de alto nível, Spoelstra não tem nada mais a pedir. “A sua voz foi muito importante ao longo da noite. Mas, sem dúvidas, usar os músculos e brigar por 20 rebotes ajudou bastante também”, completou, aos risos.
Sem teto
A NBA tirar um rebote do triplo-duplo de Bam Adebayo trouxe um pouco de revolta no Heat. Mas está longe de ser o mais problema que a franquia tem em relação ao atleta. Afinal, o time sempre indica o pivô como um dos jogadores mais subestimados da liga hoje. Spoelstra salienta isso constantemente e, por isso, faz questão de pedir visibilidade para as grandes atuações do comandado.
“Bam é extremamente ambicioso, mas de uma forma positiva. Ele quer levar todos para as vitórias. Ele segue evoluindo, acima de tudo, para ajudar o coletivo. Encara todos os desafios que passamos. Sempre o considerei um jogador sem ‘teto’ de potencial e isso não mudou. Por isso, defendo tanto que seja reconhecido como o melhor defensor da liga”, reverenciou Spoelstra.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA