A NBA anunciou, nesta segunda-feira (31), que tirou duas escolhas de Draft do Philadelphia 76ers. De acordo com a liga, a franquia da Pensilvânia foi punida por violar as regras de tampering (aliciamento). Dessa forma, a equipe não terá as picks de segunda rodada nos recrutamentos de 2023 e 2024.
Segundo a NBA, uma investigação comprovou que o 76ers negociou com PJ Tucker e Danuel House antes da abertura do mercado. A última free agency, aliás, se iniciou em 30 de junho. Portanto, a franquia “queimou largada” na offseason.
A suspeita começou, antes de tudo, por conta da rapidez no anúncio dos acordos com os jogadores. Afinal, minutos depois da reabertura do mercado, a equipe da Philadelphia acertou a contratação da dupla.
Assim, não demorou muito para que as partes entrassem em um acordo. Tucker acertou um vínculo de três temporadas para receber US$33,2 milhões em salários. House, por sua vez, assinou um contrato de US$8,5 milhões por dois anos.
A princípio, a punição é pouco significativa, mas a NBA utilizou a cooperação do 76ers na investigação para justificar a perda das escolhas de Draft.
Leia Mais!
- Joel Embiid critica defesa do Sixers e prevê desastre para time
- “Sixers não está pronto para vencer”, aponta Doc Rivers
- Confira os elencos dos times para a nova temporada da NBA
Logo após a decisão da NBA, a franquia divulgou um comunicado. “O Philadelphia 76ers cooperou totalmente com a investigação da NBA. Além disso, reconhece a decisão da liga. Estamos seguindo em frente, focados nesta temporada”.
Além disso, Tucker e House têm uma relação antiga com o presidente do Sixers, Daryl Morey. Afinal, eles trabalharam juntos no Houston Rockets, entre 2018 e 2021. Portanto, o 76ers já largaria na frente de outros times para atrair esses agentes livres.
Segundo o insider Adrian Wojnarowski, da ESPN, a liga e a Associação dos Jogadores (NBPA) devem revisar as regras que punem as franquias que negociam antes da abertura do mercado. Afinal, a prática é desenfreada, mas difícil de policiar e praticamente impossível de eliminar.
Casos recentes na NBA
Vale lembrar que, na última temporada, o Chicago Bulls e o Miami Heat também sofreram sanções da NBA. Isso porque o time de Illinois contratou Lonzo Ball e a equipe da Flórida tirou Kyle Lowry do Toronto Raptors.
Ambas as negociações foram fechadas nos minutos iniciais da agência livre de 2021. Mas, de acordo com a NBA, as franquias tiveram conversas para adquirir os armadores antes da reabertura do mercado.
Desse modo, então, a NBA concluiu que as negociações começaram previamente, ou seja, houve aliciamento (tampering). Como resultado, tanto o Bulls quanto o Heat perderam uma escolha de segunda rodada no Draft deste ano.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram