NBA Power Ranking – Dezembro

Confira como está a segunda edição do Power Ranking da temporada 2013/2014

Fonte: Confira como está a segunda edição do Power Ranking da temporada 2013/2014

NBA Power Ranking está de volta nesta nova fase do Jumper Brasil e será publicado no primeiro fim de semana de cada mês subsequente ao ranqueamento. O critério para a lista é o atual momento das equipes na temporada.

 

No primeiro mês de NBA, Indiana Pacers e San Antonio Spurs foram os melhores times de cada conferência, enquanto Milwaukee Bucks e Utah Jazz foram os maiores sacos de pancada.

Publicidade

Em dezembro, algumas coisas mudaram. Tudo bem que Pacers e Bucks permaneceram nas mesmas posições do mês anterior, mas tivemos algumas mudanças consideráveis. Quem imaginaria antes da temporada começar que o Phoenix Suns seria o sexto colocado no ranking? E que Chicago Bulls e Los Angeles Lakers estariam descendo ladeira abaixo? Pois é, isso aconteceu em dezembro.

E um detalhe chama a atenção no ranking do último mês: dos 15 primeiros colocados, temos apenas cinco times do Leste. Isso mostra como está o nível de cada conferência.

1- Indiana Pacers (25-5)

Publicidade

Pelo segundo mês, o Pacers está no topo do ranking. Não poderia deixar de ser diferente, já que o time de Indiana segue com a melhor campanha da temporada e perdeu apenas três jogos, em 13 disputados, em dezembro. Paul George e Lance Stephenson continuam jogando o melhor basquete de suas carreira, e a defesa da equipe se mantém como a melhor da liga.

2- Oklahoma City Thunder (25-6)

O Thunder subiu três posições em relação ao primeiro ranking. Em dezembro, o time de Oklahoma City perdeu apenas três partidas, em 17 disputadas, e chegou ao topo da conferência Oeste. Kevin Durant definitivamente é um dos principais concorrentes ao prêmio de MVP da temporada. A notícia ruim ficou por conta do novo afastamento do armador Russell Westbrook em razão de uma nova cirurgia no joelho.

Publicidade

3- Portland Trail Blazers (25-7)

Uma das grandes surpresas da temporada, o Blazers subiu uma posição em relação a novembro. A equipe de Portland segue brigando pelo topo da conferência Oeste e está mostrando a todos que não é “fogo de palha”. O Blazers perdeu quatro jogos, em 16 disputados, em dezembro. Além disso, o time de Portland tem o melhor ataque da liga, com média de mais de 108 pontos por jogo. E claro, a dupla Damian Lillard e LaMarcus Aldridge está jogando demais.

Publicidade

4- Miami Heat (24-7)

O bicampeão da liga caiu uma posição no ranking, mas nada preocupante, já que perdeu apenas quatro jogos em 15 disputados, em dezembro. Mesmo poupando Dwyane Wade um jogo aqui e outro ali, o time de Miami segue brigando com o Pacers pelo topo do Leste. As duas equipes se enfrentaram duas vezes no mês, com uma vitória para cada lado. A briga promete ser boa até o fim da temporada regular.

Publicidade

5- San Antonio Spurs (25-7)

O Spurs caiu três posições no ranking, mas ainda assim tem a terceira melhor campanha do Oeste. O time texano perdeu cinco jogos, em 16 disputados, em dezembro. O técnico Gregg Popovich segue poupando os veteranos nos jogos consecutivos e utilizando praticamente todos os jogadores do elenco. Vai ser assim durante toda a temporada regular.

Publicidade

6- Phoenix Suns (19-11)

Quem diria… Cotado para ser um dos sacos de pancadas da temporada, o Suns é o sexto no ranking. A equipe de Phoenix perdeu apenas quatro jogos no mês, em 14 disputados, e subiu quatro posições em relação a novembro. O técnico Jeff Hornacek vem tirando leite de pedra com um elenco jovem e não muito qualificado e, desde já, se qualifica como um dos concorrentes ao prêmio de coach do ano. O Suns tem um ataque envolvente – os armadores Eric Bledsoe e Goran Dragic vêm mostrando que podem atuar juntos (e muito bem, por sinal) – e ainda melhorou a defesa em comparação com anos anteriores. Vamos ver até quando dura a boa fase do time do Arizona.

Publicidade

7- Golden State Warriors (20-13)

Depois de um começo de temporada sem muita inspiração, o Warriors parece que entrou nos eixos e que vai brigar “nas cabeças” na conferência Oeste. Desde a volta de Andre Iguodala, o time de Oakland perdeu apenas um dos últimos oito jogos disputados na segunda quinzena de dezembro. Isso não é mera coincidência. A boa fase do Warriors é tanta que o time subiu cinco posições no ranking em relação a novembro. 

Publicidade

8- Los Angeles Clippers (21-12)

O Clippers sentiu a ausência de J.J. Redick (afastado por lesão) e caiu duas posições no ranking. A equipe angelina perdeu sete dos 16 jogos disputados em dezembro e se afastou um pouco dos líderes do Oeste. 

Publicidade

9- Houston Rockets (21-13)

O time de Houston caiu duas posições em relação ao primeiro ranking graças ao seu desempenho irregular e às subidas de Suns e Warriors. Em dezembro, o Rockets conseguiu apenas nove vitórias, em 17 jogos. De quebra, a equipe texana ainda perdeu o armador Patrick Beverley por lesão.

Publicidade

10- Atlanta Hawks (18-14)

O Hawks é um dos três times do Leste com mais vitórias do que derrotas. Graças ao bom desempenho em dezembro (nove vitórias em 15 jogos), o time de Atlanta subiu quatro posições no ranking. O ponto negativo no mês foi a grave lesão sofrida pelo pivô Al Horford, principal jogador da equipe. Isso deve alterar a posição do Hawks no próximo ranking.

Publicidade

11- Dallas Mavericks (18-13)

O time de Dallas segue na briga por uma vaga nos playoffs da concorrida conferência Oeste. No último mês, o Mavs ganhou oito jogos, em 14 disputados. Mesmo assim, a equipe texana caiu duas posições no ranking, o que foi motivado pelo ótimo desempenho de Suns e Warriors no mês. 

Publicidade

12- Washington Wizards  (14-14)

A lesão de Bradley Beal não passou de um susto e o Wizards segue subindo de produção na conferência Leste. A equipe da capital americana conquistou sete vitórias, em 12 jogos disputados, e deixou para trás a campanha negativa. Com isso, o Wizards subiu sete posições no ranking. Se mantiver seus principais jogadores saudáveis, a tendência é que o time de Washington se consolide entre os quatro, cinco primeiros do Leste.

Publicidade

13- Toronto Raptors (14-15)

O time canadense trocou o seu cestinha, o ala Rudy Gay, e melhorou de produção. Em dezembro, o Raptors angariou oito triunfos, em 14 partidas disputadas. De quebra, a equipe de Toronto subiu sete posições no ranking. O armador Kyle Lowry, que poderá ser o próximo a ser trocado, vem jogando demais desde a saída de Gay. Que tanking é esse em Toronto?

Publicidade

14- Minnesota Timberwolves (15-16)

O time de Minneapolis está “no bolo” por uma vaga aos playoffs da conferência Oeste. Em dezembro, o Wolves ganhou sete dos 14 jogos que disputou. Em razão da queda brusca de Bulls e Lakers, a equipe de Minnesota subiu duas posições no ranking.

Publicidade

15- New Orleans Pelicans (14-15)

O ala-pivô Anthony Davis desfalcou o Pelicans em metade dos 14 jogos disputados pela equipe em dezembro. Resultado, o time de New Orleans teve 50% de aproveitamento no mês. No entanto, a equipe subiu três posições no ranking. Saudável, o Pelicans é um dos concorrentes a uma vaga nos playoffs do Oeste.

Publicidade

16- Detroit Pistons (14-19)

O Pistons conseguiu oito vitórias, em 17 jogos, no último mês, incluindo dois triunfos contra Pacers e Heat, fora de casa. Com isso, a equipe de Detroit subiu seis posições no ranking. A campanha, que começou decepcionante, hoje é irregular. Será que melhora?

Publicidade

17- Boston Celtics (13-18)

O Celtics foi outro time que melhorou sua posição no ranking. Em dezembro, o time de Boston venceu seis dos 13 jogos disputados e subiu quatro posições. Como o nível da conferência Leste está tenebroso, o Celtics corre o risco até de chegar aos playoffs. E olha que Rajon Rondo ainda nem estreou na temporada. Mas a questão mais importante ainda permanece: tankar ou não tankar?

Publicidade

18-  Charlotte Bobcats (14-18)

O dono da terceira melhor defesa e do segundo pior ataque da liga caiu uma posição no ranking em relação a novembro. O time de Charlotte venceu seis dos 15 jogos disputados em dezembro, mas fechou o mês com três derrotas seguidas. De positivo tivemos a volta de Al Jefferson, que se recuperou da lesão no tornozelo e disputou as últimas nove partidas de dezembro.

Publicidade

19- Denver Nuggets (14-16)

O time de Denver fechou dezembro com oito derrotas seguidas e o clima entre o treinador Brian Shaw e os jogadores parece não ser dos melhores. Com apenas cinco vitórias, em 15 jogos disputados no mês, o Nuggets caiu 11 posições no ranking. O negócio está feio em Denver!

Publicidade

20- Memphis Grizzlies (13-17)

O que uma lesão de um jogador importante não faz com uma equipe. Bastou perder o pivô Marc Gasol que o Grizzlies desceu ladeira abaixo. O time de Memphis perdeu dez dos 15 jogos que disputou em dezembro e caiu nove posições no ranking.

Publicidade

21- Chicago Bulls (12-18)

O mês de dezembro foi muito complicado para o Bulls. O negócio é que a equipe simplesmente não consegue se manter saudável. Com Derrick Rose fora da temporada, e Luol Deng e Jimmy Butler sofrendo seguidas lesões, o time de Chicago venceu apenas cinco dos 16 jogos que disputou no mês. Resultado: o Bulls caiu seis posições no ranking. De que adianta ter a segunda melhor defesa se o ataque é o pior da liga?

Publicidade

22- Utah Jazz (10-24)

Último colocado no primeiro ranking, o Jazz subiu oito posições em dezembro. Com a estreia de Trey Burke na NBA, o time de Salt Lake City melhorou sensivelmente seu desempenho, tanto que venceu oito dos 17 jogos que disputou no mês. Mesmo assim, o Jazz ainda é o lanterninha do Oeste. Claro, o time venceu apenas dois jogos em novembro. Mas é inegável a subida de produção da equipe de Utah.

Publicidade

23- Brooklyn Nets (10-21)

O Nets até esboçou uma reação em dezembro, tanto que venceu três jogos seguidos entre os dias 7 e 12. Mas parou por aí. A grande decepção da temporada perdeu nove das 15 partidas disputadas no mês. O clima nos vestiários não é nada bom e, de quebra, o pivô Brook Lopez está fora da temporada por causa de uma grave lesão no pé. Mesmo com tudo isso, o Nets melhorou um pouco sua campanha e subiu quatro posições no ranking. A conferência Leste está mesmo tenebrosa…

Publicidade

24- New York Knicks (9-21)

O Knicks apesar de ter a terceira pior campanha do Leste, subiu quatro posições no ranking. É que Magic, Cavs, Lakers e Sixers conseguiram a façanha de serem piores que o time novaiorquino em dezembro. O Knicks venceu seis dos 15 jogos disputados, mas fechou o mês com três derrotas seguidas e Carmelo Anthony lesionado. Até quando a equipe vai ficar nessa draga?

Publicidade

25- Sacramento Kings (10-20)

6-10 em dezembro. Nem mesmo a troca com o Toronto Raptors, que culminou na chegada do ala Rudy Gay a Sacramento, fez com o que o Kings tivesse um desempenho positivo no mês. Foram apenas seis vitórias em 16 partidas disputadas em dezembro. Parece que o técnico Mike Malone já não sabe mais o que fazer para que o time entre no caminho dos triunfos. Então, podem esperar: vem mais troca por aí em Sacramento.

Publicidade

26- Cleveland Cavaliers (10-21)

O time de Cleveland fechou o mês de dezembro com seis derrotas seguidas e o afastamento do pivô Andrew Bynum por problemas comportamentais. Foram apenas seis triunfos em 15 jogos disputados. De quebra, vai começar 2014 com o armador Kyrie Irving machucado. Realmente, a fase do Cavs é terrível. Será que ainda dá para pensar em playoffs?

Publicidade

27- Orlando Magic (10-21)

O Magic caiu quatro posições no ranking e segue “tankando” na temporada. O time de Orlando perdeu 11 dos 15 jogos disputados no mês e tem a terceira pior campanha do Leste. Apesar da temporada ruim, há de destacar o desempenho estelar do ala Arron Afflalo.

Publicidade

28- Los Angeles Lakers (13-19)

Que fase a do Lakers! Terceiro pior time do Oeste! A equipe de Los Angeles, que caiu incríveis 13 posições no ranking, venceu apenas quatro dos 15 jogos disputados em dezembro e fechou o mês com seis derrotas consecutivas. Com a nova lesão de Kobe Bryant e com três armadores também afastados por contusões (Steve Nash, Steve Blake e Jordan Farmar), a temporada do time angelino foi para o vinagre. 

Publicidade

29- Milwaukee Bucks (7-24)

O Bucks tem a pior campanha da temporada, mas não está em último no ranking pelo simples motivo de que o Sixers foi o pior do mês de dezembro. Devastado por incontáveis lesões, o time de Milwaukee venceu cinco jogos, em 16 disputados, e se manteve em penúltimo no ranking. De positivo, somente as recentes atuações dos jovens Brandon Knight e Giannis Antetokounmpo.

Publicidade

30- Philadelphia 76ers (9-21)

Agora sim, O Sixers voltou à posição que todos esperavam antes do começo da temporada. Depois de um começo surpreendente, o time da Philadelphia sentiu o peso de não ter um banco de reservas decente e ganhou apenas três dos 13 jogos disputados no último mês. Bastou que um titular – Michael Carter-Williams – desfalcasse a equipe em algumas partidas para a maionese do Sixers desandar. O time caiu seis posições no ranking e continua tendo a pior defesa disparada da temporada (leva, em média, mais de 111 pontos por jogo)

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários