A NBA pode mudar em breve a regra do Draft para evitar o tank dos times. No formato atual, a liga ‘premia’ com as melhores escolhas as equipes que tiveram as piores campanhas da temporada anterior. Desta forma, quanto pior for o recorde da franquia, mais chances ela têm de conseguir um jovem de talento.
No entanto, de acordo com Adam Silver, essa regra tem forçado derrotas propositais dos times. Isso porque, para que consigam um talento, as equipes tentam perder de todas as maneiras, mesmo quando tem astros que podem garantir triunfos. Um exemplo recente é o Utah Jazz.
Em jogos recentes, o técnico Will Hardy decidiu usar Jaren Jackson Jr e Lauri Markkanen apenas até o terceiro quarto. Desse modo, no último e decisivo período, os astros ficavam de fora, mesmo sem nenhum motivo justifiável. Por ser considerado um movimento para tankar, a NBA multou a franquia em US$ 500 mil.
Vale lembrar que o Jazz precisa ter uma das oito piores campanhas da NBA para ficar com sua escolha em 2026. Isso porque a equipe fez uma troca com o Oklahoma City Thunder. Se a pick for acima da posição nove, o atual campeão é quem fica com ela. Por outro lado, se for uma das oito primeiros, a franquia de Utah permanece com a seleção.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (13/02/2026)
- NBA: Kawhi Leonard no All-Star é justo, mas estranho
- Stephen Curry projeta arrancada do Warriors nos playoffs
Para evitar movimentos similares, o comissário da NBA considera uma mudança da regra do Draft para os times. Segundo ele, “todas as soluções possíveis estão sendo analisadas”, até mesmo retirar escolhas das equipes que forçam o tank.
“Estamos vendo comportamentos piores neste ano do que nos últimos tempos? Sim, na minha visão. Isso levou às multas, mas não só às multas. Também à minha declaração de que vamos observar mais atentamente o conjunto de circunstâncias nesta temporada em relação ao comportamento das equipes. Então, quisemos deixar os times avisados”, disse o comissário da NBA.
De acordo com Silver, a regra atual da loteria do Draft criou um sistema em que nem sempre os piores times são aqueles com as piores campanhas.
“Se os times estão manipulando seu desempenho para conseguir escolhas mais altas no draft, mesmo com a loteria, então a pergunta passa a ser: ‘Eles realmente são os piores times?”, seguiu Silver. “Não está claro para mim, por exemplo, que o 30º colocado seja tão pior do que o 22º. Em especial, quando existe incentivo para jogar pior e conseguir uma escolha melhor.”
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

