O ex-jogador Gilbert Arenas não está muito feliz com o nível de basquete atual da NBA e fez declarações polêmicas sobre isso. Em meio a críticas ao modelo de negócios implementado pelo comissário Adam Silver, além de falas sobre a imprensa e até mesmo sobre os europeus da liga, o atleta aposentado não escondeu seu incômodo durante seu podcast. Ele se aposentou em 2013, no Shangai Sharks da China.
Ex-jogador de Washington Wizards, Golden State Warriors, Orlando Magic e Memphis Grizzlies, falou sobre o jogo ofensivo da liga e o motivo de sua crença sobre a maior fisicalidade em outros anos. E de acordo com ele, a culpa é dos europeus.
“A NBA eliminou o jogo físico há alguns anos. E sabe por quê? Para se abrir a Europa. O que é a globalização do jogo, acima de tudo. Quando eles chegaram à liga, não se adaptaram tão bem logo de cara. Eles não conseguiam jogar de forma física como nós. Então, não foi fácil para que eles atuassem no mesmo nível que faziam lá. Então, a NBA mesmo tratou de facilitar as coisas”, afirmou.
“Eles suavizaram as regras de defesa. Atualmente, os jogadores não podem fazer muito mais do que o que estamos vendo. Portanto, é difícil. Tudo para que os europeus pudessem entrar e ter um grande papel na liga”, disparou.
O posicionamento de Arenas sobre os europeus não foi bem recebida pela grande maioria dos jornalistas que repercutiram a fala. Além de acusações de xenofobia, muitos afirmaram que a própria EuroLeague é muito mais física do que a NBA, o que também é a opinião já declarada de muitos astros como Luka Doncic, Nikola Jokic, Victor Wembanyama e Giannis Antetokounmpo.
Leia mais!
- Kevin Durant exige que seleção dos EUA atropele adversários nas Olimpíadas
- Boletim de rumores e trocas da NBA (29/02/2024)
- Em vitória do Lakers, LeBron James se aproxima dos 40 mil pontos na NBA
Mas, Gilbert Arenas, que tem ficado cada vez mais marcado por opiniões confusas, depois elogiou o basquete europeu e disse que, no fim, a NBA é apenas negócio.
“O que eu digo para todos é que a NBA não é basquete. A real é essa, nossa liga é apenas sobre entretenimento. Você vê o Adam Silver falando que quer mudar algumas coisas, e acho que ele tem até tentado. Ele quer seguir um modelo mais europeu, onde o basquete é jogado de verdade e de forma coletiva. Então, eu vejo ele tentando algumas mudanças, mas é muito difícil sair desse paradigma atual”, afirmou.
Por fim, Arenas também falou sobre o modelo de negócio atual da liga e até mesmo sobre como torcedores e analistas também têm culpa no processo.
“Na liga nós temos pessoas que preferem os jogadores aos times. Você não compra uma camisa do time. Muitas vezes é o atleta que está nela que importa. No fim, é um pensamento muito individual para mim. E até quando focamos nos times, são sempre os mesmos. Afinal, só falamos do Los Angeles Lakers, Boston Celtics e Golden State Warriors. É o negócio que gera dinheiro. É o que vai gerar, sobretudo, visualizações. Então, ninguém liga pro seu time, meu amigo, eu sinto muito”, ressaltou o ex-jogador.
“Nós não falamos mais sobre estatísticas. O jogo virou apenas entretenimento. E é uma culpa geral. A grande maioria dos fãs também não quer saber de algo mais aprofundado. Todos só querem discussões de quem é melhor que quem e afins. No fim, é o negócio que está girando”, concluiu.
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA