O Boston Celtics entrou na última offseason da NBA dando todos os sinais de que um tank estava por vir, enquanto o técnico Joe Mazzulla tinha um plano. Bem diferente, aliás. Afinal, perder três titulares e um veterano muito útil como Al Horford, era de se imaginar um “ano sabático”.
E se você olhar para o elenco do Celtics, Joe Mazzulla tinha alguns jovens talentos no banco, uns veteranos sem prestígio algum na liga, além de Jaylen Brown, Payton Pritchard e Derrick White. Ou seja, era difícil acreditar que Boston faria uma campanha vencedora.
Quando Jayson Tatum teve a lesão, a diretoria foi lá e trocou Kristaps Porzingis e Jrue Holiday. Tudo para ficar abaixo do segundo nível de multas na NBA. Então, a lógica era ter um time mais “tímido”.
Mas é Mazzulla, né? Eu posso ter várias restrições sobre o estilo de jogo que ele faz o Celtics implementar, só que ele sabe motivar qualquer um. Ele consegue extrair o melhor de cada jogador. Então, é um pouco de surpresa pelo fato de que Boston não tem um time forte o bastante para estar ali. Mas, ao mesmo tempo, ele não deixa de fazer o elenco competir.
Em momento algum.
Leia mais
- Aaron Gordon volta, mas Nuggets perde para o Nets
- Anthony Davis abre o jogo sobre Cooper Flagg
- Stephen Curry reage a mais uma expulsão de Draymond Green
Claro que seria mais confortável para todo mundo o Celtics partir para o tank, pegar uma boa escolha no próximo Draft da NBA, mas é o Joe Mazzulla. Ele não dá margem para erros.
E o recrutamento de 2026 é um dos melhores dos últimos tempos, então fazia sentido por um lado. Se pensar que Tatum vem de uma lesão grave e que seria um risco enorme colocar o cara em quadra antes de um ano, também. Por fim, tem a questão Jaylen Brown.
O ala tem problemas no joelho há algum tempo e isso, por si só, sempre causou temor. E jogando 35 minutos por noite desde dezembro, existem os riscos.
É uma questão de escolha, certo?
Enfim, Mazzulla sabe o que está fazendo. Ele conhece mais seus comandados do que qualquer jornalista, então é o que é.
E o futuro?
Bem, vamos entender que o Celtics, por mais que vá longe nos playoffs, é o azarão na NBA. Não é candidato a absolutamente nada, embora esteja jogando como um. Mas se vai mesmo disputar, que esteja pronto para 2025/26 e, principalmente, 2026/27.
Faltam um pivô e um armador para que Payton Pritchard volte ao banco. No entanto, é pouco provável que Pritchard seja uma preocupação da diretoria no momento. Então, é encontrar um jogador de garrafão que possa seguir dando segundas chances no ataque.
Com um time que se baseia no arremesso de três, rebote ofensivo tem valor como ouro.
Um alvo, se fosse pensar apenas na próxima campanha, seria Walker Kessler. O pivô do Utah Jazz tem tudo o que Boston poderia gostar: faz espaçamento em quadra, pega rebotes de ataque, de defesa, tem contrato baixo e é jovem.
No entanto, é só para a temporada que vem. Afinal, Kessler se machucou e está fora de 2025/26.
O Chicago Bulls pode ser uma ideia com Nikola Vucevic por Anfernee Simons, mas o pivô tem um expirante e isso pode fazer com que o time de Illinois opte por seguir com ele. E “ajudar” alguém da mesma conferência não parece ser o objetivo da direção do Bulls.
Por fim, Ivica Zubac seria o ideal, mas o Los Angeles Clippers quer ir aos playoffs. Apesar de todos os rumores, não deve acontecer.
Joe Mazzulla sabe fazer o Celtics vencer na NBA
De novo, por mais que o técnico goste de jogar só com o arremesso de três, ele sabe o que fazer. E isso gera vitórias ao Celtics, que tenta provar ter forças para jogar sob adversidade.
Para 2026/27, Boston é um candidato real ao título, especialmente se conseguir um bom pivô no mercado. Mas em 2025/26, com um Oeste tão mais pesado que o Leste, é tudo muito mais difícil, mais sofrido.
De qualquer forma, enquanto Jaylen Brown estiver em nível MVP e os outros jogadores seguirem atuando como se cada jogo fosse uma final de Copa do Mundo, o Celtics vai vencer jogos.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

