AJ Dybantsa é um jogador que chama a atenção para o Draft de 2026 da NBA. Aos 18 anos, o ala da Brigham Young University (BYU) tem impressionado cada vez mais pelas atuações da NCAA. Assim, no último jogo, o jovem anotou 43 pontos, seis rebotes e três assistências para liderar a vitória fora de casa, por 91 a 78, sobre a Utah Utes.
O que chama mais ainda a atenção, foi que a atuação de Dybantsa foi muito eficiente: 15 de 24 arremessos de quadra, 4 de 5 de três pontos e 9 de 10 lances livres. Aliás, esta é a maior pontuação de um calouro na história de BYU. Ele quebrou a marca que durava quase cinco décadas (48 anos) que pertencia a Danny Ainge, quando marcou 36 pontos contra Idaho State em 1977.
“Isso foi incrível”, disse o técnico Kevin Young após o jogo, claramente orgulhoso de sua jovem estrela e de como a equipe jogou. “Ele teve que se movimentar um pouco mais do que o normal por causa da forma como o marcaram. Então, foi mais difícil fazer marcação dupla nele, e nosso time fez um bom trabalho com bloqueios e passando a bola para ele. Portanto, espero que todos se lembrem desta noite com carinho.”
Com moral em seu time, AJ Dybantsa já aparece entre os favoritos à primeira posição do Draft da NBA. A classe, que promete ser uma das melhores dos últimos anos, conta com Darryn Peterson, Cameron Boozer, Caleb Wilson, Kingston Flemings, além do ala de BYU.
Leia mais!
- NBA: Cinco jogadores que podem ter sair antes da trade deadline
- Mercado da NBA: tudo sobre a troca de Ja Morant e outros astros
- Celtics pode usar Anfernee Simons em troca por pivô
Na última projeção do site Hoops Hype, aliás, o jogador apareceu cotado para a segunda posição do Draft de 2026 da NBA. Por enquanto, o favorito à primeira escolha é Darryn Peterson, de Kansas. O ala de BYU está com médias de 23.6 pontos, 6.8 rebotes e 3.5 assistências. Para o portal, o jovem está cada vez melhor no lado defensivo da quadra.
“Além de ser um defensor sólido e versátil, Dybantsa tem aprimorado sua defesa sem a bola. Diversas pessoas com quem o Hoops Hype conversou disseram que ele enfrentou rivais mais fracos do que os outros três principais jogadores da posição, mas seu atletismo, aliado a uma envergadura de mais de 2,06 metros, personifica o protótipo do ala-pivô moderno”,
Por fim, uma das comparações de jogadores da NBA com atletas do Draft mais comuns são de que o jogo de AJ Dybantsa lembra o de Tracy McGrady e um pouco de Shai Gilgeous-Alexander. Apesar de ainda não ter um arremesso de três polido, ele está em um bom progresso
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

