AJ Dybantsa é um dos nomes mais esperados do próximo Draft da NBA. Aos 18 anos, o ala de BYU tem impressionado cada vez mais pelas atuações da NCAA. No último jogo, o jovem anotou 33 pontos, dez rebotes e dez assistências para liderar a vitória do programa por 109 a 81 sobre a Eastern Washington.
O triplo-duplo de AJ Dybantsa foi o primeiro de BYU nos últimos nove anos. Até então, a última vez que um jogador do programa alcançou a marca foi em 16 de março de 2016, quando Kyle Collinsworth conseguiu dígitos duplos em pontos, rebotes e assistências.
Dybantsa, além disso, se tornou o mais jovem na história da NCAA a ter um triplo-duplo com mais de 30 pontos. Desse modo, ele se consolidou como um jogador de perfil completo, com 2.06 metros e qualidade para conduzir o ataque.
Com a atuação, Dybantsa tomou as redes sociais de elogios pelos fãs da NBA. Collinwshorth, que foi o último da faculdade a ter um triplo-duplo, escreveu no X: “BYU nunca viu nada como AJ Dybantssa em sua história”. Outro torcedor destacou: “Um basquete mágico dele. Uma supestrela em todos os sentidos da palavra”.
Com moral entre os fãs, AJ Dybantsa já aparece entre os favoritos à primeira posição do Draft da NBA. A classe, que promete ser uma das melhores dos últimos anos, conta com Darryn Peterson, Cameron Boozer, Caleb Wilson, Kingston Flemings, além do ala de BYU.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (20/12/2025)
- Lakers tem marca incrível na temporada 2025/26 da NBA
- Kings mira troca por jogador do Cavaliers
Na última projeção da ESPN, aliás, Dybantsa apareceu cotado para a segunda posição do Draft de 2026. Por enquanto, o favorito à primeira escolha é Darryn Peterson, de Kansas, que tem médias de 19.3 pontos, 3.8 rebotes e 2.8 assistências.
O ala, por sua vez, tem médias de 23.1 pontos, sendo o segundo melhor cestinha da temporada, 7.2 rebotes e 3.8 assistências. Para Jeremy Woo, da ESPN, o ala de BYU é uma arma poderosa no ataque.
“Ele é ótino indo à cesta, mas sabe muito bem como cavar faltas e cria o próprio arremesso. Então, tudo isso faz dele um desafio enorme para as defesas. Além disso, as qualidades mostram um potencial muito alto, cado consiga refinar o nível técnico e se tornar um arremessador de três mais consistente”, considerou Woo.
Por outro lado, o jornalista indicou que a defesa é o ponto fraco de AJ Dybantsa, até o momento. É por conta disso que ele ainda não tirou o favoritismo de Peterson à primeira escolha.
“AJ Dybantsa costuma relaxar longe da bola, então ele não aproveita muito o seu tamanho e a fisicalidade. Os olheiros querem ver se ele consegue ser mais engajado e agressivo de forma consistente, o que aumentaria suas chances de ouvir seu nome como o primeiro chamado na noite do Draft“, finalizou Woo.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

