NBA divulga ranking para o prêmio de calouro da temporada

Lista contém os dez melhores novatos de 2023/24 até agora

NBA ranking calouro temporada Fonte: Christian Petersen / AFP

Todo ano, a NBA faz o ranking semanal de suas premiações, como MVP, Defensor do Ano e Calouro do Ano, e na temporada 2023/24 não é diferente. A primeira lista oficial foi divulgada nesta quarta-feira (8), com os dez melhores novatos da campanha nestes primeiros jogos. É óbvio que ainda está cedo, mas a avaliação e o julgamento começam rápido na liga.

Confira, portanto, os dez listados e um breve comentário sobre o desempenho de cada um. Lembrando que as estatísticas citadas são até os jogos de 07/11. Aliás, o ranking e a posição de cada calouro foram feitos pela própria NBA pensando na temporada até aqui.

Publicidade

10. Cason Wallace (Oklahoma City Thunder)

É óbvio que quem atrai mais holofotes é o estrelado pivô calouro Chet Holmgren em Oklahoma. No entanto, a décima escolha do Draft de 2023 está sendo impactante na rotação da franquia. Ele é mais alto do que os armadores comuns e está entregando eficiência até mesmo do lado ofensivo, onde moravam algumas dúvidas sobre seu jogo. Com sete jogos na NBA, já é um membro fixo da rotação do Oklahoma City Thunder.

Médias: oito pontos, 2.4 rebotes, 1.4 assistência, 68.8% nos arremessos de quadra, e 54.5% nas bolas de três, em 22.9 minutos por jogo.

9. Julian Strawther (Denver Nuggets)

A importância de Julian Strawther já aumentou desde que a campanha começou. Com mais minutos regulares nos últimos jogos, ele tem se provado um dos melhores arremessadores da última classe. Um pouco mais velho do que a média dos jovens da primeira rodada, o ala foi escolhido na 29ª pick, a mais baixa presente no ranking. Tem contribuído de maneira imediata e será importante no contexto de menor profundidade de rotação do Denver Nuggets.

Publicidade

Médias: 6.8 pontos, um rebote, 48.5% nos arremessos de quadra, 40.9% nas bolas de três, em 10.5 minutos por jogo.

8. Marcus Sasser (Detroit Pistons)

Marcus Sasser é outro calouro um pouco mais velho. Afinal, ele passou quatro anos no basquete universitário. Foi selecionado na pick 25 do recrutamento. No entanto, ele tem aproveitado muito bem as maiores chances no Detroit Pistons, que perdeu muitos atletas com lesões nesse começo de ano. Muito eficiente, ele tem tido um sólido papel como reserva de Killian Hayes e Cade Cunningham. Vamos ver o quanto ele jogará quando Monte Morris retornar.

Publicidade

Médias: nove pontos, 2.8 assitências, 2.4 rebotes, um roubo de bola, 52.8% nos arremessos de quadra e 51.9% nas bolas de três, em 18.5 minutos por jogo.

7. Scoot Henderson (Portland Trail Blazers)

Dos grandes novatos do Draft de 2023, Scoot Henderson é o que teve o começo mais lento. É muito bom ter calma sobre isso, sobretudo porque ele joga na posição mais difícil da NBA, especialmente para quem quer ser o principal jogador. Ele não atuou nos últimos três jogos devido a um problema no joelho. Esperamos um pouco mais de ritmo em um Portland Trail Blazers que começa a se entender melhor nos últimos jogos quando ele retornar. No entanto, a ineficiência até aqui é inegável.

Publicidade

Médias: 8.8 pontos, 4.6 assistências, 2.2 rebotes, quatro erros de ataque, 34.6% nos arremessos de quadra e 9.5% nas bolas de três, em 28.4 minutos.

Leia mais!

6. Jordan Hawkins (New Orleans Pelicans)

A grande reclamação da lista, de alguns, é que Jordan Hawkins não teve uma posição mais alta. Em menos de um mês de temporada, ele é um dos únicos calouros a conseguir um jogo de 30 pontos. Aliás, o outro é Victor Wembanyama. Para muitos, o melhor arremessador do recrutamento de 2023. Assim, a escolha 14 do New Orleans Pelicans, que já foi muito elogiada no momento em que aconteceu, está se comprovando.

Publicidade

Médias: 12.6 pontos, quatro rebotes, 1.7 assistência, 38.5% nos arremessos de quadra e 36.4% nas bolas de três, em 27.3 minutos.

5. Dereck Lively II (Dallas Mavericks)

Muitos esperavam que o verdadeiro brilho entre os calouros do Dallas Mavericks viesse de Olivier Maxence-Prosper. No entanto, Dereck Lively está provando que todos que disseram que ele era cru demais para a NBA estão errados. Afinal, ele tem se encaixado como uma luva desde o primeiro momento em que pisou em quadra na liga. Ele ainda comete muitas faltas, mas tem acrescentado muito para a equipe com sua capacidade de proteção de aro e inteligência dos dois lados da quadra. Portanto, um grande acerto texano até aqui.

Publicidade

Médias: nove pontos, 7.7 rebotes, 1.1 assistência, um toco e 77.8% nos arremessos de quadra, em 24 minutos.

4. Brandon Miller (Charlotte Hornets)

O calouro mais contestado da classe está jogando muito bem e, além disso, esteve em boa posição no primeiro ranking da NBA de novatos da temporada 2023/24. Ele ainda não parece um titular de um time da liga, mas foi bem eficiente como sexto homem em Charlotte. Apesar das comparações de que não tem o mesmo potencial de Scoot Henderson, Miller pode ser um ala All-Around muito bom na NBA. Ele tem demonstrado bons flashes em quase tudo e alguma eficiência ofensiva.

Publicidade

Médias: 13.2 pontos, 4.5 rebotes, 1.7 assistência, 43.9% nos arremessos de quadra e 30.8% nas bolas de três, em 31.3 minutos.

3. Ausar Thompson (Detroit Pistons)

Ausar Thompson tem sido, acima de tudo, um jogador que agrega para vitórias. Ele já se estabeleceu como um dos melhores jovens defensores de perímetro da NBA, um ala que tem uma capacidade surreal para pegar rebotes e dar tocos, enquanto limita aproveitamentos de arremesso do melhor jogador adversário. Um impacto gigante. Aliás, ele ficou a uma assistência, um roubo e um toco de obter o primeiro jogo 5×5 da liga desde 2019. Ainda é pouco eficiente no ataque, mas está entregando tudo em todos os outros âmbitos.

Publicidade

Médias: 12 pontos, nove rebotes, 3.8 assistências, 1.9 toco, 1.5 roubo de bola, 40.2% nos arremessos de quadra e 17.4% nas bolas de três, em 31.1 minutos.

2. Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder)

Chet Holmgren é o calouro mais eficiente da temporada 2023/24 da NBA até aqui. Victor Wembanyama teve momentos mais espetaculares, mas as métricas do jovem do Thunder são de outro planeta. Ajuda também estar em uma equipe muito melhor que a do francês, mas é inegável que esse jovem pode fazer tudo em uma quadra de basquete. Reforçou alguns pontos fracos de Oklahoma e, ainda assim, aumentou os melhores pontos fortes da equipe. Defensor implacável, inteligente e eficiente no ataque, é impressionante.

Publicidade

Médias: 17 pontos, oito rebotes, 2.7 assistências, 2.4 tocos, um roubo de bola, 55.7% nos arremessos de quadra e 53.8% nas bolas de três, em 29.9 minutos.

1. Victor Wembanyama (San Antonio Spurs)

O líder do ranking de melhor calouro da temporada 2023/24 da NBA não podia ser outro. Sete jogos já foram suficientes para entendermos que estamos diante de algo diferente aqui. O impacto defensivo de Victor Wembanyama nesse meio tempo já é inacreditável. Além disso, ele é o líder de pontos entre os novatos. Os 38 pontos na segunda vitória do San Antonio Spurs sobre o estrelado Phoenix Suns na campanha foram surreais, em suma. Mas a disputa com Chet Holmgren deve ser bem apertada ao longo de todo o ano.

Publicidade

Médias: 19.4 pontos, 8.4 rebotes, 2.6 tocos, 1.7 assistência, 1.3 roubo de bola, 46.2% nos arremessos de quadra e 32.4% nas bolas de três, em 28.9 minutos.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA.

Últimas Notícias

Comentários