NBA divulga atualização sobre calouros com Holmgren e Wembanyama

Nova corrida pelo prêmio de novato do ano foi divulgada pela liga

NBA calouros Holmgren Wembanyama Fonte: Joshua Gateley / AFP

A NBA divulgou a nova atualização da corrida dos melhores calouros de 2023/24, novamente comandada por Chet Holmgren e Victor Wembanyama. O ranking, no entanto, traz várias mudanças em relação à última atualização, há uma semana. A divulgação da lista foi feita pela própria liga, nessa quarta-feira (29).

Nove dos dez novatos presentes no ranking da semana passada seguem na lista. No entanto, sete deles mudaram de posição. Aliás, os únicos que não mudaram de lugar foram justamente Holmgren e Wembanyama na lista de melhores calouros da NBA.

Publicidade

O único nome que deixou a lista foi Craig Porter Jr., do Cleveland Cavaliers. Terceira escolha do Draft, Scoot Henderson voltou de contusão e é a novidade do ranking.

Portanto, confira os dez primeiros da corrida e um breve comentário sobre cada um dos novatos listados. Por fim, é bom lembrar que as estatísticas não contam com os jogos disputados na rodada dessa quarta-feira. Afinal, o ranking foi divulgado antes deles. Quatro dos dez atletas entraram em quadra após a divulgação.

Publicidade

10. Scoot Henderson (Portland Trail Blazers)

O armador, enfim, voltou às quadras após uma lesão no tornozelo. Após um começo difícil, Henderson parece renovado. Em três jogos saindo do banco, teve impacto positivo na rotação de Portland. Afinal, a equipe superou seus adversários por nove pontos enquanto ele esteve em quadra. Anotou 13 pontos contra Milwaukee Bucks e Indiana Pacers, nos últimos dois jogos, com 5-8 nas bolas de três. Um belo retorno até aqui, que, por fim, o traz de volta ao ranking.

Última posição: Não mencionado

Médias: 9.1 pontos, quatro assistências, 2.6 rebotes, 35.4% nos arremessos de quadra e 22.6% nas bolas de três, em 26 minutos por jogo.

9. Bilal Coulibaly (Washington Wizards)

O ala perdeu duas posições no ranking, mas muito mais pelo crescimento de outros nomes da lista do que por uma queda de rendimento. O francês não atuou no duelo com o Bucks, mas voltou para dois jogos com alta minutagem contra Atlanta Hawks e Detroit Pistons. Em uma defesa tão ruim, ele segue sendo um dos destaques solitários no quesito. Além disso, foi um dos que atuou nessa quarta-feira (29), em um jogo que não vale para avaliação. Anotou sete pontos na derrota da equipe para o Orlando Magic.

Publicidade

Última posição: Sétimo

Médias: 8.1 pontos, 3.6 rebotes, 1.8 assistência, um roubo de bola, 50% nos arremessos de quadra e 42.2% nas bolas de três, em 26.1 minutos por jogo.

8. Dereck Lively (Dallas Mavericks)

Durante a viagem do Dallas Mavericks para Los Angeles, Lively teve uma queda feia na vitória dos texanos contra o Los Angeles Lakers. O pivô desfalcou a equipe no jogo seguinte contra o Los Angeles Clippers e só voltou em jogo da última terça-feira (28), na vitória contra o Houston Rockets. Entretanto, o jovem mostrou mais uma vez o seu impacto positivo para a equipe. Não tanto em números, mas seu jogo físico no garrafão, capacidade de coletar rebotes e inteligência para proteger o aro são únicas nessa equipe. Ainda assim, perdeu três posições no ranking.

Publicidade

Última posição: Quinto

Médias: 8.1 pontos, 7.5 rebotes, 1.3 assistência, 1.1 toco e 71.1% nos arremessos de quadra, em 24.3 minutos por jogo.

7. Keyonte George (Utah Jazz)

George se firmou de vez como armador titular do Utah Jazz. No entanto, o mais impressionante e o que o levou a subir duas posições no ranking de calouros da NBA, liderado por Holmgren e Wembanyama, foi a pontuação. O jovem tem sido um bom organizador de jogo, mas vinha com dificuldade para obter consistência no seu arremesso. Teve 10-23 nas bolas de três nos últimos três jogos. Isso contribuiu para sua primeira sequência de três jogos com mais de dez pontos na liga. Fez oito pontos na derrota da equipe para o Memphis Grizzlies, nessa quarta.

Publicidade

Última posição: Nono

Médias: 9.9 pontos, 5.1 assistências, 3.1 rebotes, 35.8% nos arremessos de quadra e 32.2% nas bolas de três, em 25.2 minutos por jogo.

Leia mais sobre Chet Holmgren e Victor Wembanyama!

6. Jaime Jaquez (Miami Heat)

Após um começo de campanha com menos minutos, Jaquez está se provando como um dos calouros mais prontos da última classe. Nos últimos dez jogos, atuou por mais de 30 minutos em oito ocasiões. Nos últimos cinco jogos, sempre anotou mais de 15 pontos. Em quatro dos últimos cinco, coletou pelo menos quatro rebotes e distribuiu pelo menos quatro assistências. Portanto, o ala se tornou uma peça-chave da rotação do Miami Heat. Assim, subiu mais duas posições no ranking.

Publicidade

Última posição: Oitavo

Médias: 11.3 pontos, 3.8 rebotes, 2.6 assistências, 1.1 roubo de bola, 52.2% nos arremessos de quadra e 39.3% nas bolas de três, em 26.2 minutos por jogo.

5. Brandon Miller (Charlotte Hornets)

Com a lesão de LaMelo Ball, Brandon Miller está promovido ao papel de titular do Charlotte Hornets. Ele tem se consolidado como um pontuador mais eficiente nas últimas partidas. Em quatro dos últimos cinco jogos, fez ao menos 15 pontos, incluindo um desempenho de 29 pontos contra o New York Knicks. Seu potencial também é grande em outras áreas do jogo, onde é um pouco mais cru. Seu melhor desenvolvimento e mais minutos em quadra podem ser a grande notícia para Charlotte nos próximos dias.

Publicidade

Última posição: Sexto

Médias: 14.4 pontos, quatro rebotes, 1.9 assistência, 46.4% nos arremessos de quadra e 37.3% nas bolas de três, em 30.7 minutos por jogo.

4. Ausar Thompson (Detroit Pistons)

Thompson é um solitário destaque em meio ao caos que vive o Detroit Pistons. São 15 derrotas seguidas, a maior sequência negativa da história do time. Aliás, eles perderam mais uma nessa quarta-feira para o Lakers, com 12 pontos do ala. Sua média de pontuação aumentou na última semana. Porém, houve uma queda no número de rebotes e roubos de bola, o carro-chefe do já muito bom defensor. Junte com o momento terrível da franquia, ele perdeu o seu lugar no pódio desta semana.

Publicidade

Última posição: Terceiro

Médias: 11.4 pontos, 9.5 rebotes, 3.1 assistências, 1.7 toco, 1.1 roubo de bola e 46% nos arremessos de quadra, em 30.3 minutos por jogo.

3. Jordan Hawkins (New Orleans Pelicans)

Nenhum dos novatos da temporada arremessa melhor do que Jordan Hawkins no momento. O ala, afinal, é um encaixe automático no Pelicans e tem se mostrado uma das melhores escolhas do recrutamento de 2023. Ele jogou muitos minutos nas últimas semanas, aproveitando as lesões de CJ McCollum, Trey Murphy e Jose Alvarado. Agora que os armadores já estão de volta, vamos ver como seguem os minutos do calouro. Marcou 16 pontos em 23 minutos nessa quarta-feira, na vitória do New Orleans Pelicans sobre o Philadelphia 76ers.

Publicidade

Última posição: Quarto

Médias: 13.4 pontos, 4.1 rebotes, duas assistências, 39.6% nos arremessos de quadra e 37% nas bolas de três, em 28.9 minutos por jogo.

2. Victor Wembanyama (San Antonio Spurs)

É justo dizer que Wembanyama, que lidera o ranking de calouros da NBA ao lado de Holmgren, continua sendo uma atração. No entanto, o mesmo não pode ser dito do San Antonio Spurs. Afinal, o time acumula 12 derrotas seguidas em 2023/24. E o badalado francês tem aparecido, mas não o suficiente para a equipe vencer. Nos últimos três jogos, ele anotou pelo menos 22 pontos, nove rebotes e 40% de aproveitamento nos arremessos. Entretanto, os texanos seguem sem ganhar desde o começo de novembro.

Publicidade

Última posição: Segundo

Médias: 19.2 pontos, 9.5 rebotes, 2.6 assistências, 2.6 tocos, 1.3 roubo de bola e 43% nos arremessos de quadra, em 30.1 minutos por jogo.

1. Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder)

Chet Holmgren superou Wembanyama, mais uma vez, e lidera o ranking de calouros da NBA pela segunda semana seguida. A eficiência e o impacto do pivô em quadra seguem sendo decisivos para o Oklahoma City Thunder. Ele protege o aro, arremessa de fora com bom aproveitamento, facilita o jogo, pega rebotes. Ou seja, uma experiência completa. Chet cobre cada lacuna que Oklahoma teve em 2022/23. Seu jogo de 33 pontos e cinco bolas de três contra o MVP da NBA, Joel Embiid, mostra o quão ele parece pronto. Nesse meio tempo, ele está superando o calouro mais badalado dos últimos anos e liderando a corrida pelo prêmio de novato do ano.

Publicidade

Última posição: Primeiro

Médias: 17.9 pontos, oito rebotes, 2.7 assistências, 2.2 tocos, 53.8% nos arremessos de quadra e 43.1% nas bolas de três, em 30.1 minutos por jogo.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários