A NBA premiou, nessa segunda-feira, os destaques da temporada 2017/18. A segunda edição do NBA Awards foi realizada em um hangar do aeroporto de Santa Monica, na Califórnia. O prêmio mais cobiçado da noite, o de Jogador Mais Valioso (MVP) foi entregue ao ala-armador James Harden, do Houston Rockets.
Harden é segundo jogador na história da liga a ser eleito MVP e sexto homem (prêmio que ele conquistou em 2012, quando ainda atuava pelo Oklahoma City Thunder). O primeiro havia sido Bill Walton, escolhido jogador mais valioso em 1978 (pelo Portland Trail Blazers) e reserva do ano em 1986 (pelo Boston Celtics).
Vale dizer que Harden havia batido na trave duas vezes, quando foi o segundo mais votado para MVP, em 2015 e 2017. Para receber o troféu, o astro da equipe de Houston subiu ao palco junto com sua mãe e agente, Monja Willis.
Sob a liderança de Harden, o Rockets fez a melhor campanha de sua história, com 65 vitórias e 17 derrotas. O time de melhor campanha da temporada regular foi batido na decisão da conferência Oeste pelo Golden State Warriors, em uma eletrizante série de sete jogos.
O detalhe é que, de 2014 para cá, três atletas que foram draftados pelo Thunder conquistaram o MVP da liga: Kevin Durant em 2014, Russell Westbrook em 2017 e Harden neste ano. Eles atuaram juntos por três temporadas e ajudaram o time de Oklahoma City a chegar às finais da NBA em 2012. Na ocasião, o Thunder foi batido pelo Miami Heat liderado pelo trio LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, em uma série de cinco partidas.
Assim como na edição do ano passado, o evento teve sua plateia composta por atletas e seus familiares, dirigentes e ex-jogadores, sem a presença de torcedores. O comediante Anthony Anderson, que atualmente faz sucesso com a série Black-ish, foi o mestre de cerimônias, e o rapper Travis Scott fez uma apresentação musical.
Aniversariante do dia, o ex-pivô Dikembe Mutombo foi agraciado com o prêmio Sager Strong, em alusão ao repórter Craig Sager, da TNT, que faleceu em dezembro de 2016 vítima de uma leucemia. Além de ter brilhado na NBA, Mutombo é conhecido por fazer diversos trabalhos humanitários na África, especialmente na República Democrática do Congo, onde nasceu. Entre algumas de suas realizações estão a construção de um hospital infantil que leva o nome de sua mãe e a Fundação Dikembe Mutombo, que também ajuda crianças órfãs.
Outro homenageado na cerimônia foi a lenda Oscar Robertson, que recebeu o prêmio pelo conjunto da obra (Lifetime Achievement). Eleito MVP de 1964 quando atuava pelo Cincinnati Royals (hoje Sacramento Kings), campeão da NBA em 1971 pelo Milwaukee Bucks e recordista de triplos-duplos na liga (181), o ex-armador, de 79 anos, recebeu o troféu das mãos de seu ex-companheiro Kareem Abdul-Jabbar e do ex-jogador e atual comentarista da TNT, Charles Barkley.
Durante a homenagem a Robertson, o lendário Bill Russell, um dos maiores jogadores de todos os tempos e 11 vezes campeão pelo Boston Celtics, e vencedor do Lifetime Achievement de 2017, foi flagrado pelas câmeras mostrando o dedo do meio para Barkley, no momento mais impagável da cerimônia.
Confira os vencedores das categorias tradicionais (em negrito, os ganhadores):
Jogador mais valioso (MVP)
– James Harden (Houston Rockets)
– LeBron James (Cleveland Cavaliers)
– Anthony Davis (New Orleans Pelicans)
Novato do ano
– Ben Simmons (Philadelphia 76ers)
– Donovan Mitchell (Utah Jazz)
– Jayson Tatum (Boston Celtics)
Defensor do ano
– Rudy Gobert (Utah Jazz)
– Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
– Anthony Davis (New Orleans Pelicans)
Jogador que mais evoluiu (MIP)
– Victor Oladipo (Indiana Pacers)
– Clint Capela (Houston Rockets)
– Spencer Dinwiddie (Brooklyn Nets)
Reserva do ano
– Lou Williams (Los Angeles Clippers)
– Eric Gordon (Houston Rockets)
– Fred VanVleet (Toronto Raptors)
Técnico do ano
– Dwane Casey (Toronto Raptors)
– Brad Stevens (Boston Celtics)
– Quin Snyder (Utah Jazz)
Executivo do ano
– Daryl Morey (Houston Rockets)
Espírito Esportivo
– Kemba Walker (Charlotte Hornets)
NBA Cares
– Kevin Durant (Golden State Warriors)
Melhor companheiro de time
– Jamal Crawford (Minnesota Timberwolves)