NBA aprova venda do Phoenix Suns

Vinte e nove proprietários de times da NBA deram o sinal verde para Mat Ishbia assumir o controle da franquia do Arizona

NBA venda Phoenix Suns Fonte: Chris Coduto / AFP

A NBA aprovou, nessa segunda-feira (6), a venda do Phoenix Suns. A partir de agora, portanto, a franquia do Arizona passa a pertencer ao magnata Mat Ishbia. Além disso, ele adquiriu o Phoenix Mercury (WNBA).

Ishbia desembolsou cerca de US$4 bilhões no negócio. Assim, a venda do Suns se tornou a maior da história da NBA. Nesta quarta-feira (8), o novo dono será apresentado oficialmente durante uma coletiva de imprensa.

Publicidade

Inicialmente, a liga verificou os antecedentes financeiros, pessoais e criminais de Ishbia. Além disso, o conselho de donos das franquias fez uma votação. Assim, 29 proprietários de times da NBA deram o sinal verde para a venda do Phoenix Suns. Era necessária uma maioria de três quartos para a aprovação do negócio.

Apenas Dan Gilbert se absteve de votar. O detalhe é que o dono do Cleveland Cavaliers tem uma rivalidade feroz com Ishbia, já que ambos comandam as maiores empresas de financiamento de imóveis dos Estados Unidos. Ou seja, eles são concorrentes no mercado de hipotecas. Agora, então, também serão adversários na NBA.

Publicidade

Leia Mais!

O novo dono do Suns é um empresário de 42 anos do estado de Michigan. O detalhe é que Ishbia tem laços profundos com o basquete. Afinal, ele foi campeão universitário pela equipe de Michigan State, treinada pelo lendário Tom Izzo, em 2000. Em seu período como atleta na NCAA, Ishbia foi companheiro de nomes como Zach Randolph e Josh Richardson, que tiveram carreiras duradouras na NBA.

De acordo com a revista Forbes, o patrimônio líquido de Ishbia é avaliado em US$5,1 bilhões. Além disso, ele será o proprietário de franquia mais jovem da NBA.

Trade deadline

Como esperado, Ishbia assume o Suns antes da trade deadline (9 de fevereiro). A princípio, a expectativa é de que a mudança no comando acelere as trocas envolvendo a equipe. Dessa forma, a saída de Jae Crowder, por exemplo, deverá ser finalmente sacramentada. O veterano ainda não atuou na temporada, apesar de ter contrato até o próximo mês de junho.

Publicidade

Além disso, Ishbia tem interesse em trazer reforços que contribuam de imediato. Afinal, a meta do Suns é chegar forte aos playoffs, em condições de brigar pelo título inédito. Hoje, a equipe ocupa a sexta posição da Conferência Oeste. Assim, a franquia deverá ser bastante ativa no fechamento da janela de trocas.

Segundo a ESPN, o antigo proprietário da franquia, Robert Sarver, manteve a autoridade sobre a contratação, aquisição ou troca de qualquer atleta com salário superior ao valor médio dos jogadores da NBA. Por isso, o Suns está tímido no mercado.

Publicidade

Vale lembrar que, na offseason passada, Sarver foi suspenso por um ano pela NBA em razão de comportamentos racistas e misóginos. Pressionado, ele decidiu colocar o Suns e o Mercury à venda, em outubro de 2022.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários