A temporada atual já está chegando no fim, e quase tudo já está definido. Tanto entre os que irão se classificar para os playoffs (virtualmente, apenas uma vaga ainda está em aberto), quanto para aqueles que já estão pensando em 2013-14.
Porém, 2012-13 foi uma temporada marcada por lesões. Jogadores como Derrick Rose e Andrew Bynum não chegaram a disputar nenhuma partida, fazendo com que Chicago Bulls e Philadelphia 76ers tivesse que se virar sem seus principais atletas.
Por isso, segue o NBA All-Injured Team de 2012:
First Team
PG: Rajon Rondo – 13.7 pontos, 11.1 assistências, 5.6 rebotes, 1.8 roubadas – 38 partidas
O armador do Boston Celtics vinha mais uma vez sendo o principal passador da liga. Após a sua lesão, a franquia conseguiu se manter com a campanha mediana que realizava, e agora está na sétima posição no Leste.
SG: Lou Williams – 14.1 pontos, 3.6 assistências, 1.1 roubadas – 39 partidas
Assim como no Philadelphia 76ers, Williams vinha sendo o sexto-homem do Atlanta Hawks na temporada, atuando nas duas posições da armação. Ainda assim, a franquia segue bem, atualmente na quinta posição do Leste.
SF: Danny Granger – 5.4 pontos, 1.8 rebotes – cinco partidas
Granger havia perdido o início da temporada, voltou – mal – e teve que se ausentar mais uma vez para fazer uma cirurgia. Mas sua ausência acabou sendo boa para o Indiana Pacers por proporcionar a ascensão de Paul George, e agora eles estão em segundo no Leste.
PF: Kevin Love – 18.3 pontos, 14.0 rebotes – 18 partidas
As esperanças do Minnesota Timberwolves de voltar aos playoffs acabaram quando seu ala-pivô perdeu a temporada. Infelizmente para a franquia, não foi o único jogador a se lesionar, e eles amargam a 13ª posição do Oeste.
C: Anderson Varejão – 14.1 pontos, 14.4 rebotes, 3.4 assistências – 25 partidas
O brasileiro fazia sua melhor temporada estatística, sendo o melhor jogador do Cleveland Cavaliers na ausência de Kyrie Irving. Mais uma vez, ele se lesionou e perdeu a temporada logo no início, sem poder retornar – nas últimas três temporadas só disputou 81 jogos.
Second Team
PG: John Wall – 17.3 pontos, 7.6 assistências, 3.8 rebotes, 1.4 roubada – 39 partidas
O armador do Washington Wizards trouxe vida à franquia após o seu retorno (sofreu uma fratura no joelho), e chegou a anotar 47 pontos contra uma das melhores defesas da NBA, o Memphis Grizzlies. Infelizmente a equipe está na 11ª posição do Leste.
SG: Eric Gordon – 16.8 pontos, 3.0 assistências – 33 partidas
Ele não queria jogar no New Orleans Hornets, mas a franquia resolveu bancá-lo e não permitiu sua saída para o Phoenix Suns. A lesão dele foi suspeita, e voltou tendo os piores números desde que era calouro. A possibilidade é que ele poderia contribuir mais para a franquia, que tem a segunda pior campanha do Oeste.
SF: Brandon Rush – 7.0 pontos – duas partidas
O ala do Golden State Warriors vinha em uma crescente na carreira e estava a ponto de explodir em 2012-13. Com sua lesão o veterano Richard Jefferson continuou na rotação e Harrison Barnes teve um aumento nos minutos; a franquia segue na sexta colocação do Oeste.
PF: Dirk Nowitzki – 17.4 pontos, 6.9 rebotes, 2.4 assistências – 44 partidas
A ausência do alemão deve ter sido essencial para o fraco início de temporada do Dallas Mavericks. A volta do seu bom basquete coincidiu com o crescimento da franquia na briga pela oitava e última vaga nos playoffs da Conferência Oeste.
C: Andre Drummond – 7.5 pontos, 7.4 rebotes, 1.7 tocos – 51 partidas
O calouro do Detroit Pistons vinha fazendo uma temporada sólida até se machucar, sendo um dos principais jogadores do banco de reservas da franquia. Agora, o time terá que aguardar até 2013-14 para ver a eficiência da sua dupla de garrafão com Greg Monroe.
Digno de nota: Glen Davis – 15.1 pontos, 7.2 rebotes, 2.1 assistências – 34 partidas
O ex-gordinho era um dos melhores jogadores o Orlando Magic em 2012-13, principalmente no início da campanha. Sem ele, o que já era ruim só piorou, e eles amargam a segunda pior campanha de toda a liga.
E então, esse é o NBA All-Injured Team de 2012. Quem mais merecia uma vaga por ter impacto em sua ausência?
—
Times mais prejudicados pelas lesões
No Oeste, o Wolves, sem dúvidas. Love, Ricky Rubio, Chase Budinger, Brandon Roy, Nikola Pekovic… enfim. Já no Leste, o Cavs, porque Varejão mais uma vez ficou de fora em sua melhor campanha, e não contou com Irving por toda a temporada.