O Atlanta Hawks dispensou o técnico Nate McMillan na noite dessa terça-feira. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a franquia decidiu aproveitar a pausa do All-Star Game e demitir o experiente treinador. Por enquanto, o auxiliar Joe Prunty assume o comando do time de forma interina. O cargo deve ter um novo nome, no entanto, já nos próximos dias.
“Aa decisões dessa importância são sempre difíceis de serem tomadas, em particular com a temporada em andamento. Acreditamos, no entanto, que esse é o melhor para a nossa equipe. Precisamos seguir em frente, em síntese, com outra voz de comando”, justificou o gerente-geral Landry Fields, por meio de nota oficial.
Os rumores de desgaste de McMillan na equipe circulavam desde o começo da temporada. Mas o seu trabalho era questionado desde antes. Depois de chegar às finais do Leste em 2021, o ex-jogador não levou o time além da oitava posição da conferência na campanha passada. Venceu só um jogo nos playoffs. Ele repetia a posição nessa temporada, mas, agora, com recorde negativo.
A relação do comandante com o astro Trae Young, além disso, passou a ser tema de boatos recentemente. O armador decidiu não acompanhar o elenco antes de um jogo no início de dezembro por causa de uma discussão com o veterano. Ele não esteve em um treino da equipe, pois estava em recuperação de um incômodo no ombro. O técnico não gostou e, por isso, o titular decidiu não ir ao ginásio.
Leia mais
- Nate McMillan já considerou pedir demissão do Hawks
- Pai de Trae Young critica rumores infundados de troca no Hawks
- Em meio a conflito no Hawks, Trae Young compra mansão na Califórnia
Sucessor
Wojnarowski apurou que, a princípio, o plano do Hawks é trazer um novo treinador imediatamente. A expectativa, afinal, é esboçar reação ainda nessa campanha. A franquia está a menos de quatro jogos da zona de classificação direta para a pós-temporada. Experiência com desenvolvimento de jovens atletas, por exemplo, é uma das características procuradas por Atlanta no novo comando.
“A organização planeja uma seleção em larga escala por um substituto, mas um nome aparece no topo da lista. Esse profissional é Quin Snyder, ex-técnico do Utah Jazz”, revelou o repórter. Outros treinadores especulados nos bastidores seriam os assistentes Kenny Atkinson (Golden State Warriors) e Charles Lee (Milwaukee Bucks).
Segundo Shams Charania, do portal The Athletic, mais dois profissionais já são discutidos internamente. O primeiro é Mitch Johnson, que integra a comissão de Gregg Popovich no San Antonio Spurs. O outro é o relativamente desconhecido Miles Simon, técnico do South Bay Lakers (G League). O interino Prunty, por enquanto, não é visto como um candidato ao cargo.
Reflexos do tempo
McMillan assumiu como treinador do Atlanta Hawks em 2021, também no meio da temporada, e com impacto fulminante. A equipe não só se recuperou de maneira meteórica, vencendo 27 de 38 jogos, mas também brilhou nos playoffs. Eliminou New York Knicks e Philadelphia 76ers sem mando de quadra para chegar às finais do Leste. Perdeu, então, para o Bucks na decisão da conferência.
Na atual temporada, no entanto, a história é bem diferente. A franquia venceu só 29 de 59 partidas na campanha, para começar. Além disso, o elenco registra um desempenho medíocre nos dois lados da quadra. Possui a 16ª melhor eficiência ofensiva e a 21ª defesa mais eficiente da liga. A equipe está mais próxima de sair da zona de play-in do que chegar ao TOP 6 do Leste.
McMillan acumula 19 temporadas como técnico principal na NBA. Registra recorde de 760 vitórias e 668 derrotas no cargo por quatro franquias diferentes.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA