Não se assuste caso o Oklahoma City Thunder terminar a temporada regular no topo e a campanha faça Shai Gilgeous-Alexander ser o MVP. A narrativa pode fazer com que o canadense mantenha a premiação fora dos Estados Unidos. Isso porque o último jogador nascido nos EUA a receber o maior prêmio individual da NBA foi James Harden, em 2017/18. Desde então, venceram Giannis Antetokounmpo (Grécia, duas vezes), Nikola Jokic (Sérvia, duas vezes) e Joel Embiid (Camarões, uma vez).
Mas a campanha faz de Shai Gilgeous-Alexander o principal candidato ao MVP?
Na teoria, sim. Mas na prática, ainda mais.
Com Embiid sofrendo com lesões na atual temporada e a nova regra com o mínimo de jogos (65), será difícil o jogador do Philadelphia 76ers passar o resto de 2023/24 perdendo só mais sete partidas. E nem chegamos na metade dela.
Então, entre o pivô se preservar para os playoffs e tentar o bi, é provável que ele vai escolher a primeira opção.
Sim, havia uma necessidade de Embiid se provar como MVP, mas ele já ganhou na última temporada. Por que arriscar uma chance real que o 76ers tem de brigar pelo título?
Portanto, isso faz de Shai Gilgeous-Alexander o próximo candidato ao prêmio. Apesar de Jokic estar em segundo na Corrida para o MVP, atrás apenas do jogador do Sixers, a narrativa pode favorecer o canadense.
É fato que Embiid faz uma temporada incrível (34.6 pontos, 11.8 rebotes, 6.0 assistências e o time tem 77.8% de aproveitamento quando joga), mas o momento do Thunder seria a diferença. Hoje, Oklahoma City está muito próximo da liderança no Oeste. Na verdade, o time até chegou a empatar com o Minnesota Timberwolves durante a semana.
Leia mais
- Joel Embiid corre sérios riscos no ranking do MVP da NBA
- Carmelo Anthony acusa Nuggets de usar Nikola Jokic contra sua história
- Shai Gilgeous-Alexander se consolida na briga pelo MVP da NBA
A tal narrativa já fez outro jogador do Thunder terminar uma temporada como MVP, Russell Westbrook. Em 2016/17, Westbrook levou o prêmio por fazer uma campanha de triplo-duplo de média, enquanto a equipe foi apenas a sexta no Oeste. Aquilo foi uma raridade. E nunca mais vai acontecer assim, com um sexto lugar.
Mas e com um primeiro? E se você adicionar que o Thunder era um time de play-in na temporada anterior? Então, que tal dizer que nem repescagem chegava perto há dois anos?
Está feito caminho para Shai Gilgeous-Alexander se tornar o MVP da atual campanha. Basta o Thunder ocupar o primeiro ou segundo lugar no Oeste (desde que não fique atrás do Denver Nuggets) e Joel Embiid priorizar a busca pelo título.
De novo, seria justíssimo Embiid vencer, assim como Jokic. Mas pelo que Gilgeous-Alexander e o Thunder fazem? É. Também seria justo.
Apesar de Luka Doncic (Dallas Mavericks) e Antetokounmpo terem chances, não tem nada que sustente ambos no momento. O Mavs tem muitos problemas com lesões e luta para se classificar diretamente, enquanto o Bucks não defende bem e teve a adição de Damian Lillard. E em um período de cinco jogos recentes, Milwaukee perdeu quatro. Portanto, não seriam candidatos.
Em números
Com 31.4 pontos, 6.3 assistências, 5.9 rebotes e 2.3 roubos de bola (melhor marca da NBA), Shai Gilgeous-Alexander tem uma campanha sólida. Ele até não arremessa muito de longa distância (3.5 por jogo), mas sabe explorar o lance livre.
Assim como Joel Embiid, o armador passa um bom tempo na linha. E com quase 90% de aproveitamento. Como não explorar, né?
Além disso, ele possui 109.1 de eficiência defensiva.
Ajuda o fato de ele atuar ao lado do calouro Chet Holmgren? Claro, mas a defesa do Thunder como conjunto é algo que está funcionando muito bem em 2023/24. Aliás, nos dois lados da quadra.
Enquanto Oklahoma City tem a segunda melhor eficiência ofensiva, a defesa é a sexta melhor. Ou seja, o canadense pode, de fato, ser o MVP pela regra velada que sempre valeu: o melhor jogador de um dos melhores times.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA