Não olhe agora, mas Alperen Sengun é o próximo Nikola Jokic

Em seu segundo ano na liga, o pivô turco mostra muita evolução

Nikola Jokic Alperen Sengun Fonte: MATTHEW STOCKMAN / AFP

Há quase dois anos, o pivô Alperen Sengun chegava ao Draft e ganhava comparações com Domantas Sabonis, mas ele já atinge um nível próximo a Nikola Jokic. Sua evolução foi tão grande em tão pouco tempo, que realmente surpreende. Mas não é só pelos ótimos números que registra. É como ele se movimenta em quadra, como obriga defesas a fazer ajustes, mas principalmente, como se comporta com a bola nas mãos.

Comparar um jogador universitário nem sempre resulta em realidade. E existem muitas diferenças, como o tempo de posse de bola, minutos, estilos de jogos. Mas quando um atleta mostra que pode fazer tudo aquilo que o levou até a NBA e faz ainda mais, é um sinal de que algo muito om está para acontecer. Assim, é com o atleta turco.

Publicidade

Alperen Sengun, claro nunca foi um cara atlético, que mostra grande intensidade defensiva, assim como Nikola Jokic. Mas o jogador do Houston Rockets atua em um time muito diferente do que o Denver Nuggets de Jokic em seu início de carreira. Enquanto o sérvio está com o técnico Mike Malone desde o seu primeiro dia na NBA, Sengun não deve estar ao lado de Stephen Silas por tanto tempo assim.

Denver construiu uma base sólida nos últimos anos, vindo de temporadas fora dos playoffs até se tornar o candidato ao título que é hoje. Mas tudo isso passou pela dupla Jokic/Malone. Embora o elenco do Rockets seja muito promissor, existe um verdadeiro abismo entre os dois treinadores.

Publicidade

É quase unanimidade que Silas não deverá seguir em Houston pelos próximos anos. Então, para que Sengun continue se desenvolvendo em um grande jogador, a diretoria do Rockets precisa cuidar de seu bem mais valioso no momento.

Leia mais

Sim, o time tem Jalen Green e Jabari Smith Jr, mas o foco precisa ser ser nele.

Publicidade

Aliás, adversários apoiam a ideia. Eles sabem que o atleta é um futuro astro da NBA. E você não desperdiça talento em uma liga assim. O próprio Nikola Jokic acredita que o Rockets erra ao não utilizar Alperen Sengun como deveria.

Publicidade

A comparação não é apenas nos movimentos, como diz Jokic. Os números no mesmo estágio de suas carreiras são similares. Enquanto o duas vezes MVP produzia 16.7 pontos, 9.8 rebotes e 4.9 assistências em seu segundo ano na liga, Sengun faz coisas parecidas. Em 2022/23, o turco faz 15.3 pontos, 8.7 rebotes e 3.7 passes decisivos. E neste exato momento, até a porcentagem nos arremessos de três é igual: 32.4%.

Claro, Jokic hoje concorre (e é o favorito) ao terceiro MVP consecutivo é um dos melhores jogadores da NBA e falta muito para Sengun chegar lá. Mas existem pontos em que já podemos comparar. Inclusive, o ídolo do pivô turco é Jokic.

Com o Rockets totalmente voltado para o tank, visando a reformulação de seu elenco para os próximos anos, muitos torcedores torcem por um armador no Draft. É óbvio que você não passa um talento como Victor Wembanyama, mas se Houston não tiver a primeira escolha, o ideal é ter alguém que complete seu jogo. Assim como Jamal Murray o faz com Jokic em Denver.

Publicidade

O tempo vai dizer, mas acredite: Sengun tem tudo para se tornar uma grande força na NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários