Técnicos e dirigentes fazendo campanhas abertas no fim da temporada regular para que seus atletas ganhem prêmios individuais já virou moda na NBA atual. Mas, mesmo com as grandes chances de Stephen Curry ser eleito MVP, não conte com o treinador do Golden State Warriors pedindo votos para seu comandado. Steve Kerr garantiu que não se manifestará em favor do armador e ainda criticou a participação do GM do Houston Rockets, Daryl Morey, na disputa.
“Eu acho que Stephen merece o prêmio, mas nosso trabalho não é promovê-lo. Nós estamos tentando vencer partidas e temos muito trabalho a fazer. Se Daryl quer fazer uma campanha por James Harden para MVP, ele pode. Tudo bem, sem problemas. Mas estamos focados em outras coisas aqui”, disparou o técnico novato, dando a entender que o prêmio pode se tornar uma distração para os jogadores do elenco.
Morey vem usando sua conta no twitter nas últimas semanas para defender Harden como MVP da temporada e também fez campanha pelo ala-armador em uma palestra no MIT Sloan, conferência que discute o uso de estatísticas no esporte. Ele se surpreendeu com o tom crítico e agressivo de Kerr. “Eu diria que eu e James também estamos só focados em ganhar um campeonato, então acho que foi um argumento meio raivoso da parte de Steve”, respondeu.
O gerente geral do Warriors também entrou na conversa, mas com bem mais descontração. Ele foi bem mais leve e tranquilo para rebater o amigo e argumentar em favor de Curry. “Isso pode soar maldoso, mas o fato é que vencemos Daryl neste ano. Vencemos os quatro jogos entre nossos times. Nosso recorde no momento é melhor e ganhamos os quatro confrontos diretos. Esse é o meu argumento”, apontou.
Apontado como os dois grandes candidatos ao prêmio de MVP, Harden e Curry fazem as melhores temporadas de suas carreiras. O armador do Warriors, que tem o melhor recorde do Oeste, acumula 23.8 pontos, 4.4 rebotes, 7.8 assistências, 2.1 roubos de bola e 41.7% de aproveitamento nos arremessos de longa distância. Já o ala-armador do Rockets, terceiro colocado na mesma conferência, registra 27.1 pontos, 5.8 rebotes, 7.1 assistências, 2.0 roubos de bola e 38% de acerto nos tiros de três pontos.