O Indiana Pacers foi uma das grandes surpresas da última temporada, mas nem todos os atletas do elenco conseguiram destacar-se no ótimo momento da equipe. O jovem Myles Turner, por exemplo, desapontou os analistas e torcedores com a inesperada queda de suas médias em relação à animadora campanha anterior. Ele admitiu, porém, que a culpa do rendimento decepcionante foi unicamente pessoal.
“Eu dei uma olhada no espelho na última temporada e estava gordinho. Não podia negar. Estava ficando cansado bem mais rápido do que antes e tinha a ver com a minha alimentação. Todos já falavam sobre isso e comecei a sentir os reflexos no último ano. Eu acho que, ficando mais velho, o meu metabolismo já não está tão rápido e estava exaurido”, reconheceu o pivô, em longa entrevista à ESPN.
Consciente, Turner mudou seus hábitos na offseason para alcançar o que garante ser a melhor forma física da vida. O jogador de 22 anos cortou “excessos” de sua alimentação – como comer de sete a oito pedaços de pizza na véspera de jogos – e, sob tutoria do famoso preparador físico Joe Abunassar, “abraçou” a prática da yoga. Mas engana-se quem acha que essa é a yoga que vemos nas academias.
“Não são os exercícios e movimentos normais de yoga que estamos usando aqui. As pessoas veem as fotos no instagram de Myles pendurado no teto e é evidente que estranham. Mas ele precisa adquirir equilíbrio. Queremos que fique suspenso do chão como a leveza de um acrobata do Cirque du Soleil”, explicou Abunassar, que já trabalhou com craques como Kevin Garnett e DeMarcus Cousins.
Os resultados do treino específico e mudança de dieta saltam aos olhos. O próprio Turner comemora o fato de seus 14% de gordura corporal registrados ao longo da última temporada já terem caído pela metade nos últimos meses, garantindo já se sentir muito mais móvel e ágil correndo em quadra. Ele ainda causou furor entre a torcida do Pacers nas redes sociais com uma foto do seu “antes e depois”:
5 weeks down, still gotta lot of work to do! #Summer18 pic.twitter.com/CWFM5gPue0
— Myles Turner (@Original_Turner) June 18, 2018
“Eu sei que já me sinto diferente. Estou mais fluido em meus movimentos, melhor e mais balanceado, não tão cambaleante. Sinto-me mais forte. Agora, quero ser o melhor defensor que posso. Nós sabemos que posso pontuar, mas quero ser mais assertivo defendendo pick-and-rolls e trocando marcação no perímetro. Uma meta pessoal e sonho é ser um all star já no ano que vem”, afirmou o jovem.
A evolução física de Turner não passou despercebida, inclusive, de outro pivô que vem cuidando do condicionamento físico nos treinos de férias da seleção norte-americana. “Myles está movimentando-se mais rápido e com maior confiança. Ele sempre foi bem habilidoso e perder peso só vai aflorar qualidades e adicionar mais facetas ao seu jogo”, avaliou Andre Drummond, do Detroit Pistons.
É verdade que a motivação do titular de Indiana para brilhar vai um tanto além das quatro linhas, pura e simplesmente: ele poderá ser agente livre restrito na próxima offseason, quando o mercado projeta ter equipes com alto poder de investimento. Ele não esconde que uma grande temporada possui um potencial impacto pessoal importante, mas está mais interessado em ser ótimo para o sucesso do Pacers.
“É um grande ano para mim, mas acho que vai ser ainda maior para o Pacers. Nós não seremos mais surpresas para ninguém. A saída de LeBron James deixará o Leste mais aberto e estou cansado de perder na primeira rodada dos playoffs. Já são três anos. Tenho a presença para levar-nos ao próximo nível na conferência”, afirmou Turner, apostando ser a chave do crescimento do Pacers em 2019.