Kamilla Cardoso é bicampeã da NCAA: a universidade de South Carolina venceu Iowa e faturou o título universitário feminino. Grande destaque da equipe, a brasileira foi a MVP do jogo final. Foi o segundo título em três anos para elas e, de forma histórica: o time venceu o torneio de forma invicta.
O jogo, realizado nesse domingo (7), marcou a despedida de Kamilla da equipe. Afinal, ela se inscreveu para o Draft da WNBA em 2024. A craque é projetada como uma escolha top-5 pela maior parte dos analistas nas últimas semanas.
A vitória veio em revanche do duelo entre as faculdades em 2023. Ali, foi a prodígio Caitlin Clark quem brilhou e derrubou South Carolina. Um detalhe é que elas também tinham campanha invicta no ano passado, mas foram derrotadas ainda na semifinal do Final Four. Iowa, do mesmo modo, também perdeu na decisão do ano passado e acumulou seu segundo vice.
Clark, aliás, é o novo grande rosto do basquete feminino. Ela é projetada como a primeira escolha do Draft da WNBA deste ano. Ou seja, deve se juntar ao Indiana Fever, que detém a escolha mais alta de 2023.
A rival badalada, no entanto, não ficou com o prêmio máximo. Cardoso anotou 15 pontos e 17 rebotes, em outra atuação dominante no garrafão. Ela é apenas a quinta atleta a fazer um jogo de pelo menos 15 pontos e 15 rebotes em uma partida derradeira do Final Four nos últimos 25 anos. O prêmio de MVP não veio por acaso, em triunfo que acabou em 87 a 75.
Leia mais!
- Gui Santos e Mãozinha: Um balanço dos brasileiros na temporada da NBA
- Brasileira, Kamilla Cardoso enfrenta fenômeno Caitlin Clark na final da NCAA
- Site lista melhores times da NBA para Bronny James
Os números da equipe são fantásticos: segundo título em três anos, com uma campanha geral de 109 vitórias em 112 partidas. A equipe é a melhor do cenário universitário há algum tempo e provou isso com o brilho da brasileira Kamilla Cardoso e com mais um título da NCAA.
A treinadora Dawn Staley enalteceu os feitos da pivô que está deixando o time ao fim da campanha de 2024 e lembrou também que Cardoso estava jogando com uma lesão, que foi obtida na semifinal contra North Carolina na última sexta-feira (6).
“O que posso dizer, acima de tudo, é que ela não nos deixaria sem mais um título. Ela foi guerreira para estar aqui, jogou lesionada. Mas as dores não podem pará-la, e isso foi deixado muito claro. Kamilla será uma das melhores jogadoras da WNBA, uma escolha de draft alta. Porém, o mais importante é seu espírito. Uma das melhores companheiras de equipe que temos aqui. E além do brilho dela, a ajudamos a ir para a liga como campeã universitária. É maravilhoso”, afirmou Staley.
Por fim, a treinadora também falou sobre como a derrota em 2023 os motivou para dar a volta por cima em 2024.
“Nem sempre termina como você quer; isso é uma realidade. Nós fizemos uma campanha incrível no ano passado, mas perdemos. É claro que fica uma sensação de, sobretudo, ter que responder. Algumas jogadoras nem estão mais aqui e já foram para a WNBA, e o que mais penso é nelas. Espero que nossa vitória hoje possa ter suavizado um pouco a dor do ano passado”, concluiu.
Clark lamenta
Pela segunda vez seguida, a prodígio Caitlin Clark não leva o título da NCAA para casa. E essa foi sua última chance, já que ela estará na WNBA a partir do próximo ano. Ela anotou 30 pontos, oito rebotes e cinco assistências.
“O que posso dizer depois de tudo é que é muito difícil vencer um campeonato como esse. Acho que depois de perder duas vezes, sinto que sei disso melhor do que a maioria das outras pessoas. Chegar tão perto assim e ser derrotada, dói muito”, admitiu.
Mas a jovem também deixou claro o seu sentimento de gratidão em sua despedida da universidade de Iowa.
“Seja pela forma que os fãs me apoiaram desde que cheguei, seja por poder representar meu estado e ver a minha família aqui sempre comigo, eu vou guardar esses momentos pra sempre. Não posso dizer que me arrependo de nada dessa história. Eu dei o meu melhor sempre”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA