O Esporte Clube Pinheiros, campeão da Liga das Américas, perdeu o primeiro jogo da decisão do Mundial de Clubes. Na partida disputada nessa sexta-feira no ginásio José Correa, em Barueri, o Olympiacos, atual bicampeão da Euroliga, venceu o time brasileiro por 81 a 70.
O confronto foi marcado pela diferença técnica entre as equipes. O Pinheiros não trabalhou bem a bola e abusou das bolas de três pontos, características que “enterram” o basquete brasileiro há alguns anos. Foram 34 arremessos de longa distância, com apenas dez acertos.
Já o Olympiacos rodou bastante a bola, sempre buscando a melhor condição para o chute. Além disso, o time grego trancou seu garrafão e não permitiu a infiltração dos jogadores do Pinheiros. Enquanto os brasileiros praticamente só tentaram as bolas de longa distância e anotaram apenas 22 pontos no garrafão, o campeão europeu marcou 46 pontos na área pintada.
O destaque do jogo foi o ala-armador Vassilis Spanoulis, MVP da última Euroliga. O camisa 7 do Olympiacos e principal jogador do basquete grego terminou a partida com 18 pontos e nove assistências, em 26 minutos em quadra. O detalhe é que Spanoulis só pontou no segundo tempo. Pelo Pinheiros, a principal figura foi o ala-armador Shamell, cestinha da partida, com 26 pontos.
Pinheiros e Olympiacos voltam à quadra neste domingo, no jogo derradeiro do Mundial de Clubes. A bola sobe às 11h30, novamente em Barueri, e o time brasileiro precisa derrotar o atual bicampeão europeu por uma vantagem de 12 pontos para conquistar o título. O duelo terá a transmissão do FOX Sports.