Por Assessoria de Comunicação da CBB
Campeãs Pan-Americanas em Lima 2019, quebrando um jejum que vinha desde 1991. Bons jogos na AmeriCup e a medalha de bronze. Depois, a vaga no Pré-Olímpico Mundial após vitórias sobre Colômbia e Argentina em Bahía Blanca. Em pouco mais de seis meses, a seleção feminina de basquete “virou o fio”, ganhou confiança e apesar de muito caminho pela frente, chega ao Pré-Olímpico de Bourges, na França, em outro momento, de crescimento e confiança.
A melhora é visível, e vários fatores ajudam a explicar a reviravolta positiva. A chegada de José Neto é uma delas. Com ele, vieram o preparador físico Diego Falcão e os auxiliares João Camargo e Virgil Lopez, isso só para citar apenas a parte técnica da comissão. Para Neto, contudo, o trabalho só foi possível pela entrega das meninas. Como exemplo, ele cita a semana de trabalhos em Belgrado, na Sérvia.
“Foi uma semana bastante produtiva. Conseguimos avaliar vários aspectos táticos que queríamos trabalhar mais próximos da competição, já com o time que irá jogar a competição. Foi válido para afinar e lapidar o que vamos usar no Pré-Olímpico. Foi uma semana muito produtiva, aproveitamos bastante”, disse José Neto.
Quem também vê de perto toda essa melhora é o preparador físico Diego Falcão. É visível a entrega e dedicação das atletas, inclusive em períodos quando a seleção não está treinando. Nas festas de fim de ano, todas postavam vídeos arremessando ou na academia, mantendo os treinos e a programação repassada. O preparador físico sempre estava marcado nos posts.
“A principal mudança foi elas entenderem que para jogar em um nível maior, precisavam melhorar fisicamente, taticamente. Foi a conquista do basquete como um todo. Conversei com os preparadores físicos de todas as equipes. A conquista do Pan ajudou elas a entenderem que poderiam mudar de nível. Foi uma conquista do basquete brasileiro e ambição pessoal delas. A comunidade do basquete tem muito disso, todos os técnicos da LBF, preparadores físicos. Não posso falar que foi uma mudança estratégica minha, foi uma mudança da comunidade do basquete”, explicou Diego Falcão, preparador físico da seleção brasileira.
Tecnologia nos treinos
Para melhorar a performance das atletas e acompanhar os treinos, a seleção passou a usar nesta etapa de treinos para o Pré-Olímpico, de maneira inédita, a plataforma “Catapult Sports”, através de uma parceria. O programa quantifica todo o deslocamento das atletas, mas principalmente qualifica todas as ações dentro da quadra. Após os treinos, o preparador físico Diego Falcão baixa os dados do GPS no seu computador.
“Eu tenho acesso a intensidade, volume. E isso facilita o nosso controle e planejamento da sobrecarga de treino. Todos os grandes times da NBA, de futebol, usam, e também passamos a usar de forma inédita nesta janela de treinos, desde o dia 13 de janeiro, no Rio de Janeiro. Com esse equipamento, nós conseguimos ter uma exata noção para saber se o que planejamos para os treinos está sendo executado”, explica Diego Falcão.
Na segunda-feira, às 14h (de Brasília), o Brasil faz um amistoso fechado contra a Sérvia, em Belgrado, sem a presença de público ou imprensa. A estreia no Pré-Olímpico de Bourges, na França, será no dia 6, às 14h, com transmissão do SporTV. No dia 8, o Brasil pega a França, às 16h30, e fecha o Pré-Olímpico no dia 9 contra a Austrália, às 10h. O torneio dá três vagas em Tóquio 2020.
“As meninas fizeram uma fase de treinamento muito boa no Rio de Janeiro. Estamos corrigindo erros. Vamos chegar bem na França para brigar por uma vaga olímpica”, citou Damiris.
As novidades desta convocação ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Lays da Silva – Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo – Santo André
Alas-armadoras
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Isabela Ramona – Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas
Alas
Tatiane Pacheco – Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete
Alas-pivôs
Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias – Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos – Lyon-FRA
Pivôs
Erika Souza – IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba