Monte McNair é o novo gerente-geral do Sacramento Kings. Ele chega ao time californiano para substituir o criticado Vlade Divac, dispensado no mês passado. O anúncio foi feito no site oficial da franquia nesta quinta-feira (17). Os termos do acordo não foram divulgados pelo Kings.
Nas últimas duas temporadas, o novo contratado do Kings ocupou o cargo de assistente do gerente-geral do Houston Rockets, Daryl Morey. Antes disso, entre 2007 e 2018, ele havia exercido diversas funções operacionais na equipe texana, como as de analista e de diretor de operações de basquete.
“Monte é uma das principais mentes do basquete da NBA. Ele desempenhou um papel fundamental na construção de várias equipes vencedoras em Houston. Estou animado para trazer sua vasta experiência e visão a bordo para liderar nosso departamento de operações de basquete, e é um prazer dar as boas-vindas a Monte e sua família em Sacramento”, disse Vivek Ranadivé, proprietário do Kings.
Além de McNair, a franquia de Sacramento tinha outros dois executivos na mira: o vice-presidente executivo do Minnesota Timberwolves, Sachin Gupta; e o ex-gerente-geral do Atlanta Hawks, Wes Wilcox.
No cargo de GM, McNair será responsável por todas as decisões tomadas no departamento de operações de basquete do Kings e atuará como o principal executivo de basquete da equipe, reportando-se diretamente ao proprietário da franquia.
“Estou muito feliz por me juntar à organização Kings e honrado em moldar o futuro brilhante da franquia para os fãs leais do time. Gostaria de agradecer a Vivek por esta oportunidade e estou ansioso para me tornar parte da comunidade de Sacramento”, afirmou McNair, que é nativo da Califórnia.
Também nesta quinta-feira, o Kings nomeou Joe Dumars para o cargo de diretor de estratégia. Ele se juntou à franquia em 2019 como conselheiro especial e foi apontado vice-presidente executivo interino quando Divac deixou o cargo.
“Quero agradecer a Vivek por esta oportunidade e estou ansioso para trabalharmos juntos para construir o futuro de sucesso que esta franquia e comunidade merecem”, disse Dumars.
Vale lembrar que o Kings não chega aos playoffs desde 2006, um jejum que já dura 14 temporadas e é o maior da liga.