O Indiana Pacers confirmou as expectativas do mercado e acertou a contratação de Monta Ellis na tarde desta quinta-feira. De acordo com Ken Berger, do site CBS Sports, a franquia pagará US$44 milhões nas próximas quatro temporadas para contar com os serviços do ala-armador. O último ano de vínculo será uma opção do atleta de 29 anos.
“O Pacers era o melhor destino para Monta e sua jovem família, seja dentro ou fora de quadra. Desde o início das negociações, nosso objetivo foi encontrar uma situação em que a família inteira dele saísse vencedora – e acreditamos ter conseguido isso hoje”, contou o empresário do jogador, Jeff Fried, confirmando o acordo com a franquia de Indianápolis.
Ellis era agente livre irrestrito do Dallas Mavericks, mas, apesar da ótima passagem pelo time texano, supostos problemas de relacionamento com o treinador Rick Carlisle dificultaram sua permanência. O acerto com o Pacers foi quase sacramentado na noite de quarta, quando um grupo de executivos liderado pelo presidente de operações da equipe, Larry Bird, reuniu-se para um jantar com o atleta.
Segundo Chris Broussard, da ESPN, o ala-armador tinha uma proposta financeira melhor na mesa, vinda do Sacramento Kings nas últimas horas. Depois de abrir espaço em sua folha salarial com a troca de Jason Thompson e Carl Landry, a equipe teria oferecido vínculo de US$48 milhões por quatro temporadas. A oferta foi recusada e ele optou por atuar sob o comando de Frank Vogel.
Em 80 partidas disputadas pelo Mavericks na última campanha, Ellis anotou médias de 18.9 pontos, 4.1 assistências e 1.9 roubos de bola. Ele tornou-se, assim, o primeiro jogador do time de Dallas a superar Dirk Nowitzki em pontuação por jogo desde a temporada 1998-99. Além disso, com 19.3 pontos em 678 embates na NBA, é o jogador com maior média de pontos na história da NBA a nunca ter sido selecionado para um Jogo das Estrelas.